Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ARMADURA DE DEUS


Menina que dá brechas ao inimigo é atingida por setas e dardos inflamáveis de Satanás.

Quando reconhece que pecou, um anjo do Senhor a reveste com toda armadura de Deus.

O capacete da salvação e a espada que é a Palavra de Deus para “resistir às ciladas do Diabo” (Ef 6:11). Insatisfeito, o demônio que a atormentara se frustra, tendo que dar satisfação ao seu “superior”, o Capeta.

Esta é uma outra ARMADURA DE DEUS, temos outra peça com o mesmo nome no site. Pra ver a outra...

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos com a couraça da justiça.
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a Espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
Estamos num campo de batalha, onde Satanás lança mão de seu “armamento pesado”. E nós, se não estivermos devidamente “trajados” para esta batalha, certamente seremos derrotados.

Ato Único

Cenário: Quarto de Wanda. Os objetos do quarto são todos invisíveis, com exceção de uma cama localizada um pouco afastada do centro do palco. E é do lado oposto do palco que o personagem Demônio montará seu “Quartel General”.
Cena I
(A peça inicia-se com a personagem Wanda sentada na cama, na extremidade voltada para a platéia. A moça está vestida de pijama, descalça, embora seus chinelos estejam abandonados numa das laterais da cama. Ela se encontra fazendo as unhas).
(Entra em cena o personagem Demônio, trazendo uma caixa de papelão, na qual traz suas “ferramentas”. Numa determinada distância de Wanda, Demônio descansa a caixa no chão. Ele seca o falso suor do rosto e se apressa em tirar suas “ferramentas”, que são: espadas, uma caixa das do tamanho das de sapato, uma caixa estreita e comprida (onde supostamente encontram-se os dardos), etc.)
(Wanda se levanta, sem apanhar os chinelos. Ela avança até a penteadeira invisível, penteia os cabelos em frente a um espelho, também invisível. A suposta penteadeira encontra-se entre a personagem e a platéia).
(O personagem Demônio se aproxima da moça. Ele faz mímica de procurar algo nas gavetas da penteadeira, como se estivesse à procura de algum objeto suspeito que incrimine a jovem, ação esta que se equipara à que ele pratica em relação às nossas vidas, procurando por um pecado não confessado. O Demônio vasculha, abre várias gavetas ao mesmo tempo, joga coisas invisíveis para o alto e fecha gavetas com o pé. Ele demonstra impaciência).
(Wanda em nenhum momento percebe a presença do outro personagem. Ela, feliz, se perfuma e se maquila assobiando uma canção).
Demônio: (frustrado por não ter encontrado nada nas gavetas) Mas que droga! Não achei nada. (à Wanda, embora ela não consiga perceber sua presença) Mas isso não vai ficar assim! (sardônico) De santa você não tem nada, mocinha! Eu a conheço! (aproxima-se um pouco mais da outra personagem). (como que tentando hipnotizá-la ao som de sua voz) Você está com fome!
Wanda: (interrompe subitamente o assobio). (olha desconfiada para o estômago) Estranho! (prossegue o assobio, agora desafinado).
Demônio: (sussurra) Wanda, ouça-me! (quase que soletrando as palavras) Você está com fome! Você está morrendo de fome! Uma fome muito grande! Fome! Muita fome! Logo você vai dormir... A altas horas, vai acordar e ficar com insônia... (Wanda interrompe o assobio, ficando por alguns segundos pensativa). Tudo porque você não quis ouvir seu estômago.
(Wanda fica com os olhos inquietos, como se estivesse concebendo a voz do Demônio como sendo a voz de seu inconsciente)
Demônio: Sem falar que amanhã você vai fazer... (Faz cara de nojo) Bah! Vai fazer jejum, e não vai poder comer nada. Por isso, é bom você ouvir seu estômago.
Wanda: (olhando para estômago) Como posso estar com fome? Acabei de jantar! (tenta se compenetrar) Não estou com fome! Não estou com fome! E não estou com fome!
Demônio: Está! (tentando novamente hipnotizá-la) Está com muita fome! Bolo de chocolate... X-salada... (Wanda passa a língua nos lábios, demonstrando estar com água na boca) salgadinho... maçã vermelhinha... Huuummm!
Wanda: (desconfiada) Pode ser que eu esteja com fome! Estranho!
Demônio: (em tom confidencial) Eu vi você pegar escondida aquela maçã. E também ouvi sua mãe proibir qualquer um de pegar uma das maçãs. (noutro tom) Ela estava com planos de fazer uma torta. Mas uma só não faz diferença mesmo!
(Wanda ameaça ir até a cama, mas acaba voltando à penteadeira para fechar um frasco invisível de perfume que supostamente havia ficado aberto).
(Demônio fica em sua retaguarda, como se fosse sua sombra. Porém, antes de chegarem à cama, Demônio quase atropela a moça, passando em sua frente, na intenção de ser o primeiro de chegar ao local).
Demônio: Está aí embaixo do travesseiro! Eu vi você colocar aí!
(Wanda ergue o travesseiro, encontrando a maçã e, também, sua Bíblia).

Demônio: (Impaciente) Vamos logo com isso! Pegue a maçã! Coma a maçã! Devore a maçã! Libere o instinto animal que existe em você! (Rindo) Hi! Hi! Hi!
Wanda: (Hesitando em morder a fruta) Como ou não como?
Demônio: Claro que come! Vamos logo com isso, garota! Eu não tenho todo o tempo do mundo! (olha para o relógio) Daqui a pouco eu tenho um adultério para celebrar! Tenho pressa!
(Wanda observa sua Bíblia. Apanha-a em sua mão, ficando a maçã na mão esquerda e a Bíblia na mão esquerda).
Wanda: (ambígua) Oba, comida!
Demônio: (apavorado) Essa não! Lá vem ela com artilharia pesada! Odeio Jeremias 15:16! Odeio a Bíblia!
(Wanda folheia a Bíblia sem muito interesse).
(Demônio debanda para sua barricada. Ele espia por cima da caixa).
Wanda: (boceja) Que sono que me deu! (Esfregando os olhos) Acho que é de ler estas letras miúdas.
Demônio: (interessado) Hum!
Wanda: (larga a Bíblia na cama, ficando só com a maçã nas mãos) Parece apetitosa!
Demônio: (à platéia) Adoro esse tipo de crente. Tem a faca e o queijo na mão, tendo chance de me derrotar, estando com a Espada do Espírito nas mãos, mas lançam-na para longe, desperdiçando a oportunidade. (imitando lutador de boxe) Prefere lutar com os próprios punhos. (rindo) Idiota! Com a força da carne ninguém pode me derrotar. (pisca para a platéia) Acompanhem-me nesta empreitada. Vejam como é fácil derrotar um crente sem a armadura de Deus!
Wanda: (indecisa) Como ou não como?
Demônio: Estão vendo aquela maçã? (demonstrando ser uma pergunta retórica) É claro que sim! Que eu saiba, na Bíblia não há nenhuma proibição em comer maçã! Conseqüentemente comer maçã não é pecado. Mas o que está em jogo aqui é o “obedecer” ou o “não obedecer” – é o “honra os teus pais”. Eu aposto todas as minhas fichas que desta vez ela cai.
(Ao terminar a fala, Demônio avança até a outra personagem).
Wanda: (ainda admirando a fruta) Que fruta mais bonita! Não é à toa que Eva não resistiu!
Demônio: (zombeteiro) (ao público) Ela ainda pensa que foi maçã. Wanda sempre foi mesmo uma guerreira sem munição. Não conhece nem o básico da Bíblia. Está precisando urgentemente freqüentar a Escola Dominical. Coisa que eu vou continuar fazendo de tudo para impedir. Afinal, eu já estou tendo um pouco de êxito.
Wanda: (à parte) O que é que tem se eu comer? (Divagando) Depois eu posso dizer que foi o Claudinho. Ninguém nunca vai descobrir mesmo! (com receio de estar sendo observada, dá uma rápida olhada para entrada. Certificada de que a “barra está limpa”, tira uma mordida enorme da fruta) Hum! (de boca cheia) Uma delícia!
(Enquanto Wanda continua a saborear fruta, Demônio volta ao seu “Q.G.” para apanhar uma espada). (Prepara a espada para dar um golpe traiçoeiro em Wanda. Passa o dedo na língua e depois no gume da espada, como que conferindo o fio).
Demônio: (pegando na pontinha da orelha) No ponto! (dá um golpe na altura das costelas da outra personagem).
(Wanda, sentindo a fisgada, derruba a maçã. Ferida, cai no chão).
Wanda: (gemendo) Ai! Que dor na coluna! (apanha o resto da fruta na mão) Será que esta maçã está carregada de agrotóxico?
(Wanda sai de cena, na intenção de livrar-se da maçã. Ela volta logo em seguida. Todos os seus passos são seguidos pelo Demônio).

Wanda: (esfregando as mãos, como se estivesse limpando-as) Espero que a mãe não veja a maçã no lixo. Senão estou frita!
(Wanda se direciona à suposta penteadeira. Ela finge espremer uma espinha ao espelho).
Demônio: (apalpando o bolso de Wanda) Veja! Você tem dois bombons! E são todinhos seus (solta uma gargalhada reprimida).
(Wanda não percebe a tentativa de comunicação do Demônio. Ela arruma seus cabelos, prendendo-os com grampos invisíveis). (Wanda, sem querer, encosta num de seus bolsos volumosos, no qual estão escondidos os bombons).
Wanda: (Percebendo o volume) Hein? O que temos aqui?
Demônio: É chocolate, sua boba!
Wanda: (tira o que está em seu bolso, percebendo que são dois bombons) Ah! Chocolate! (com olhos maliciosos) Chocolate!
Demônio: Estou vendo que se interessou!
Wanda: (muda o semblante). (imitando a voz de sua mãe). (apanha um bombom em cada uma das mãos). (entregando um bombom a um personagem invisível) Um prá você, Wanda! E se contente com um só! (com sua própria voz) (como que apanhando o chocolate) Obrigado, mãezinha querida!
Demônio: (zombeteiro) Como é falsa!
Wanda: (imitando a voz da mãe). (entregando o outro bombom a um personagem invisível) Outro prá você, Claudinho! (assumindo a posição do personagem invisível) Mãe, acho que não quero! Enjoei! (assumindo a posição de Wanda). (voz sua própria voz). (agressiva) Eu quero!
Demônio: (aplaudindo) Bravo! É assim que se faz!
Wanda: (reflexiva) Mas isso não é justo! (chorosa) Este bombom não me pertence!
Demônio: (nervoso) Ah, “qualé”?
Wanda: (coloca o bombom alheio sobre a cama). (personificando o bombom) Fique bem quietinho aí!
Demônio: (com ar de deboche) Lá vem ela com aquela estória de peso na consciência. (apontando-lhe o dedo indicador) Sei que você é fraca. Muita fraca. Não vai conseguir resistir.
(Wanda dá as costas pára o bombom alheio, e o outro, enfia-o inteiro na boca).
(Demônio vai até suas coisas para apanhar uma espada, na qual está escrito “INJUSTIÇA”).
(Confere o fio da espada). (Aproxima-se de Wanda).
Wanda: (de boca cheia) Hum! Uma delícia! Não existe coisa mais gostosa do que chocolate!
Demônio: Existe sim! (aponta para o outro chocolate) Está bem ali. (pequena pausa) E se chama “chocolate alheio”. Esse é (dando maior entonação) inúmeras vezes mais gostoso!
(Wanda, como se ouvisse a voz do Demônio, encontra com os olhos o bombom do irmão).
Wanda: (tapando os ouvidos) Não posso ver! (Percebendo o erro, tapa rapidamente os olhos) O-opa! (tenta se distrair assobiando)
(Subitamente, corta o assobio. Levanta o nariz, num movimento exagerado, como se estivesse sentindo o cheiro do chocolate).
(Demônio, todo sorridente, vai até o bombom. Num gesto de comicidade, abana próximo ao bombom em direção a Wanda, como se estivesse tentando conduzir o cheiro até as narinas da outra personagem. Exagerado, ajoelha-se, sopra no bombom, visando as narinas de Wanda. Tudo para que a moça se sinta tentada).
Wanda: (destapa os olhos) Hum! Que cheirinho!
Demônio: (num riso malicioso) Hi! Hi! Hi!
(Wanda vai até o bombom. Olha ao seu redor, tentando ver se não está sendo observada).
(Demônio ergue a espada preparando o golpe).
Wanda: (agacha-se próximo à cama). (apóia os cotovelos sobre o colchão). (olhos fitos no bombom). (suspira) Ai! Ai! Por que será que o que é do outro tem sempre uma aparência mais saborosa. (inspira o aroma) E que cheirinho!
Demônio: (feroz) Vamos logo com isso, garota! Devore! Coma com o papel! (noutro tom) Depressa! Alguém pode entrar aqui a qualquer momento. (esforça-se para não explodir em uma gargalhada). (cochichando com o público) É isso que estou torcendo!
(Wanda apanha o chocolate. Confere se não está sendo observada).
(Lentamente ela desembrulha o bombom. Arrependida, fecha a embalagem novamente, deixando-o sobre a cama).
Wanda: (arrependida) Não posso!
Demônio: (brabo) Mas que infantil! (noutro tom). (apontando o chocolate) Veja só! Ele está todo derretido!
Wanda: (apanha o bombom). (como se estivesse ouvido a voz do outro personagem) Está todo derretido! (divagando) O Claudinho está na puberdade. O rosto cheio dele mais parece um abacaxi. E chocolate só aumentar ainda mais as suas espinhas.
(Resoluta, Wanda tira uma mordida enorme do bombom. Expressa satisfação. Lambe os dedos).
(Demônio, dando uma gargalhada, faz que afia a espada no próprio braço. Olha em direção a platéia. Balança as sobrancelhas. Dá um sorriso sarcástico. Prepara-se para o golpe).
(Wanda ainda saboreia o chocolate).
(Demônio acerta o golpe na altura da barriga da outra personagem).
Wanda: (encurva-se). (colocando a mão sobre a região do corpo supostamente lesada) (de boca cheia) Ai! Ai! Acho que a maçã não me caiu bem! Ou seria o chocolate? (noutro tom) Mas tão rápido!
(Wanda, ainda sob o efeito do golpe, avista a Bíblia. Encurvada, avança até ela. A moça demonstra uma melhora gradativa, culminando com sua chegada ao Livro Sagrado).

Wanda: (completamente sã). (Apanha a Bíblia) Eu sempre ouço uma voz me chamando!
Demônio: (Chamando-a) Wanda! (Noutro tom) Viu! É a minha voz! (Repetindo) Wanda!
(Wanda coloca a Bíblia no peito. Faz como se estivesse avistando uma nação longínqua).
(Demônio, cômico, posiciona o olhar na mesma direção. Faz gestos de não estar vendo nada).
Demônio: Boba! Não aja por emoções! (em tom confidencial). (ao ouvido de Wanda) Esqueça! Isso só pode ser coisa do diabo. (estourando numa gargalhada) Você nem leva jeito pra isso!
Wanda: (abanado a orelha, como se estivesse espantando uma mosca) Não pode ser a voz do diabo. (convicta) Eu sinto que é um chamado divino. Eu sinto no meu coração. É um chamado divino!
Demônio: (misterioso) Eu já apago teu facho! Espere só um pouquinho!
(Demônio avança até sua barricada. Apanha uma caixa, das do tamanho das de sapatos. A caixa traz os seguintes dizeres: “Tachinhas antievangelismo”).

Wanda: (sonhadora, caminha pelo palco, como se avistasse as terras longínquas) África, Oriente Médio...
(Demônio espalha as suas tachinhas invisíveis por todo o palco).

Demônio: (olhando para a platéia) Eheheheh!
Wanda: Congo, Zaire, Nova Guiné, Irã, Tur... (pisa numa tachinha, grita escandalosamente) Ai! Ai! Ai... (mancando, volta à sua cama). (senta-se). (desanimada) Muitos são chamados... (pequena pausa) mas poucos são os escolhidos. (imitando a voz rouca de pessoas idosas) Eu já estou velha demais! As costas... (endireita a coluna) Ai! Doem... Os pés... (massageia-os) estão cansados demais. (só agora solta a Bíblia). (animando-se) Irra! Eu quero mais é sombra e água fresca!
Demônio: Eheheh! É assim que se fala! (beijando a caixa de tachinhas) Eu amo vocês, queridinhas! (à Wanda) Espere só mais um pouquinho! Eu já estou a destruindo quase que completamente!
(Demônio revira suas coisas, até encontrar uma caixa comprida que traz os seguintes dizeres: “Dardos Inflamáveis.” Demônio retira com todo o cuidado um dardo invisível. Risca um fósforo invisível na própria calça, “ateando fogo” no dardo.)

Wanda: (levantando-se) Vidinha boa! (Espreguiçando-se) Mas que preguiça! (Boceja)
(Demônio lança o dardo para o ar, tendo em mira Wanda. O personagem acompanha toda a trajetória do dardo, até ele atingir o “alvo”).
(Wanda, atingida, cai na cama)
Demônio: (cantando vitória) Yes! Yes! Yes! Na mosca!
(Wanda levanta-se com dificuldade, com a mão sobre a parte do corpo, supostamente, atingida).
(Demônio procura outro objeto em suas coisas. Encontra um porrete no qual há um papel preso a ele que traz os seguintes dizeres: “Anestesia para o pecado”. Demônio olha para a platéia. Balança as sobrancelhas. Retira o papel apresentando a platéia, para que todos possam ler os dizeres. Demônio coloca o dedo indicador próximo aos lábios, pedindo cumplicidade e silêncio. Ele esconde o porrete atrás das costas e avança até Wanda).
(Wanda está sentada na cama, lendo o texto sagrado, sem muito interesse. Ao aproximar-se, Demônio acerta-lhe uma cacetada na cabeça da outra personagem. A moça demonstra estar zonza. Levando-se, meio cambaleando, mas sem tirar os olhos da Bíblia).
Wanda: (incrédula) Besteira! A Bíblia já está ultrapassada! E ainda... (pisando numa tachinha) Aaaiii!
Demônio: (à platéia). (num sorriso irônico) Minhas tachinhas antievangelismo são mesmo eficientes, não é mesmo!
(Wanda, ao pisar nas tachinhas, desequilibra-se, caindo de tal forma que seu rosto se encaixe com a Bíblia. Ela levanta-se. Demonstra mais interesse pelo Texto Sagrado).

Wanda: (lendo a Bíblia (Ef. 6:13)) “Portanto tomai toda armadura de Deus para que possais resistir no dia mau...” (prosseguindo por mais alguns segundos a leitura apenas com os olhos) “Armadura de Deus”! (entusiasmada) Era disso que eu estava precisando. (marca a Bíblia com o dedo, fechando logo em seguida. Fica a refletir).
Demônio: Pára com isso! Armadura de Deus não existe. O apóstolo Paulo só estava brincando. Além do mais, a Bíblia já está bastante velha, mesmo. Estes escritos foram de grande valia, mas só para aquela época. (noutro tom) Você está cansada!
(Wanda, como se tivesse ouvido a voz do personagem Demônio, demonstra cansaço nos ombros, massageando-os com as próprias mãos).
Demônio: Vá dormir! Talvez amanhã você possa entender melhor estas palavras. Agora, vá descansar! Você merece! Foi um dia realmente cansativo. (Wanda demonstra mais sono, bocejando) Amanhã nós prosseguimos! (Dando uma gargalhada reprimida) Ihihihih!
Wanda: (esfrega os olhos para despertar). (resoluta) Não! Eu preciso da armadura de Deus pra hoje!
Demônio: (num lamento infantil) Ichi!
Wanda: (humilde, eleva os olhos para o céu) Senhor...
Demônio: Oh! Não!
Wanda: ...não sei como iniciar esta oração. Como tenho andado distante de ti...
Demônio: Boba! Deus não vai te escutar, mesmo!
Wanda: Por favor, Senhor, preciso de mais uma chance!
(Wanda fica um pouco em silêncio, como se ela assumisse a próxima fala do outro personagem como sendo a voz de sua consciência).
Demônio: Você quer mais uma? Não acha que está pedindo demais? E o bombom do Claudinho? A maçã, sua gulosa! Você nem estava com fome e estava se empanturrando!
Wanda: (ajoelhando-se) Senhor, sei que errei! E agora minha consciência fica me acusando!
Demônio: (irônico) Troquei de nome agora!
Wanda: Sei que tu pagaste o preço do perdão de meus pecados. Lavaste minha alma de minhas transgressões, com teu sangue vertido lá na cruz.
Demônio: A barra está começando a ficar pesada!
Wanda: Purifica meu coração. Reconheço que tenho agido erroneamente. Dá-me forças para vencer o inimigo.
Demônio: Eeeepa!
Wanda: Quero munir-me da tua armadura.
(Entra em cena o personagem Anjo).
Demônio: (sem perceber a entrada do outro personagem) Lorota! (percebe) Oh! Não!
Anjo: (autoritário) Cala-te!
(A partir deste momento toda a fala do personagem Demônio é inaudível pela platéia. Ela só volta ao normal no final da peça, quando ele faz o desafio de espadas).
(Demônio foge da presença do Anjo, escondendo-se em sua barricada).
Wanda: (abrindo a Bíblia na página marcada) Senhor, o que estou te pedindo não é nada fora da Bíblia, está aqui na Tua Palavra. Não é nenhuma invenção de minha cabeça. Eu quero! Eu preciso!
(Wanda agora faz uma prece silenciosa, mexendo somente os lábios. Deixa as mãos na posição de receber).
(Demônio apanha uma espada, avança até Wanda. Sempre dando a impressão de estar lançando-lhe palavras desafiadoras, desencorajadoras e de zombaria).
(Anjo estende a mão ao alto, como se estivesse recebendo do próprio Deus, armamentos espirituais. Esses, para a platéia serão invisíveis).
Anjo: (Após ter recebido o armamento, faz como se estivesse colocando um cinturão em Wanda) Proteja seus quadris com a Verdade. Jesus é esta Verdade. E ele é a Verdade que liberta.
(Demônio, traiçoeiramente, acerta um golpe de espada na altura dos quadris de Wanda. Demonstra sentir um forte impacto, como se estivesse chocado ferro com ferro).
(A moça dá a impressão de não perceber a guerra entre as forças travada em sua vida).
(Demônio demonstra estar furioso, arremessando ao chão sua espada. Volta ao seu Q.G.).
(Anjo demonstra alegria. Olha para o céu, louvando a Deus).
(Anjo estende a mão aos céus, como se estivesse recebendo um novo armamento. Supostamente é uma couraça).
Anjo: ( vestindo a couraça na moça) Proteja o peito e o coração coma justiça. Pois o Senhor Jesus Cristo transferiu a vós a sua Justiça.
(Enquanto isso, o Demônio já se aproximou com outra espada. Ele tenta atingir o coração de Wanda. Como a espada é, propositadamente, de isopor, ela se quebra. Ele se enfurece, lança para longe o toco de espada, voltando ao seu Q.G.).
(Anjo louva a Deus. E recebe um novo armamento, que é um escudo).
Anjo: (armando a moça) Seu escudo é a fé. E com ela você poderá apagar todos os dardos inflamados do inimigo.
(Demônio apanha um dardo inflamável. Faz mímica de estar riscando um fósforo e ateando fogo no dardo. Lança-o contra Wanda. Fica a acompanhar todo o trajeto do dardo. Mas algo dá errado. Demônio foge, como se o dardo voltasse contra ele. Ainda em fuga, como em desenho animado, o dardo acaba atingindo o seu traseiro). (Ele faz cara feia, tirando o dardo de sua carne. Mancando, volta para o Q.G.).
(Anjo louva a Deus, recebendo um novo armamento que é um capacete).
(Demônio apanha seu porrete (“anestesia contra o pecado”)).
Anjo: (Colocando o capacete invisível na cabeça de Wanda) Tome o capacete da Salvação!
(Demônio, já completamente são, aproxima-se de Wanda com o porrete. Acerta-lhe um golpe na cabeça. Ele sente um tremendo impacto, como se tivesse batido em algo maciço. Furioso, lança fora o porrete. Batendo os pés, de raiva, volta para seu Q.G. Fica a observar os movimentos dos demais personagens).
Anjo: (chamando a atenção de Wanda) Hei! (Wanda abre o olho) Tomai a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. (aponta para a Bíblia).
Wanda: (aproximando-se do Livro) Minha Bíblia!
(Wanda vai até a cama. Embaixo da colcha há escondida uma enorme espada. Nela há escrito “Bíblia” em letras garrafais).
(NOTA: A personagem Wanda deve apanhar a espada e, simultaneamente, como num passe de mágica, esconder a Bíblia. A idéia é como se a Bíblia se transformasse, literalmente, em espada).
Demônio: (apanhando sua espada). (sua voz volta ao normal) Então, é uma luta! (coloca a mão sobre o lábio, como se estivesse maravilhado por sua voz ter voltado) Voltou! (à Wanda) Uma de espadas. (desafiador) Venha! (mesmo com essas palavras, é o Demônio que se aproxima, empunhando sua espada).
(Wanda empunha a espada que é no mínimo o dobro da do outro personagem).
Demônio: (engole seco) Glup! (num sorriso de desapontamento) Acho que não vai ser desta vez!
(Demônio, amedrontado, caminha de costas. Tropeça em qualquer coisa e cai. Debanda até seu Q.G. Todo atrapalhado, tenta juntar suas coisas, tomando cuidado de deixar por último a caixa de tachinhas antievangelismo).
Demônio: (espalhando as tachinhas pelo palco) Eu vou! Mas minhas tachinhas ficam! Eheheheh! (Para Wanda) Eu sempre estarei ao seu redor, esperando uma brecha. Um dia eu ainda lhe – nhac! Vou lhe tragar!
Anjo: Estaremos esperando!
(Anjo faz mímica de estar recebendo um novo armamento, são sapatos. Ele ajuda a moça a calçá-los).
Anjo: Os seus sapatos conduzirão os seus pés por um longo caminho, onde você irá transmitir as boas-novas de salvação.
(Wanda age como se estivesse despertado de um sonho. Ela tem agora um ar de guerreira. Corre pelo palco. Algumas vezes pára, fica a observar algo distante. As tachinhas invisíveis já não são mais sentidas).
(Anjo observa Wanda. Dá um sorriso de missão cumprida. Ergue os olhos para o céu, como que para louvar o Criador. Feliz, sai de cena).
Demônio: (furioso) Droga! Mil vezes droga! (lamentando) Por que é que tinha que existir Bíblia? (apanhando suas coisas) Derrotado de novo! (saindo de cena) O que é que eu vou dizer para o “chefe”? Estou frito!
Wanda: Agora, sim! Estou preparada para a guerra. Com a armadura de Deus tudo fica mais fácil. (pisca para o público) Minha guerra... Aliás, nossa guerra! Eu não estou sozinha nessa batalha. Essa guerra não é contra pessoas feitas de carne e sangue. Não vou usar minha espada (mostra a Bíblia, que propositadamente já foi trocada pela espada no decorrer da cena) para golpear meu irmão para vê-lo sangrar e me fingir de “santinha”. A Palavra é luz, e o Espírito de Deus fará com que meu irmão saia da escuridão. Não vou golpeá-lo para mostrar o fio da Palavra, que é mais cortante do que alguma espada de dois gumes, mas vou tratar de suas feridas. (ao público) E aí, irmão! Não quer se alistar para esta guerra, sob o comando do Grande General? Tomar posse da armadura de Deus? Entrar para o batalhão de Jesus? As forças do inferno não prevalecerão contra vocês!

Fim

FONTE BLOG TEATRO CRISTÃO

ARMADURA DE DEUS

ARMADURA DE DEUS

Esta é uma outra ARMADURA DE DEUS, temos outra peça com o mesmo nome no site. Pra ver a outra...
Jovem, rebelado contra as práticas da igreja, ignorando as instruções bíblicas, afrontando a mãe...(isso não é raro, né?). As tentações surgem, a mãe perseverante em oração(também é comum as mães sustentarem os filhos em oração). Anjos, evangelista, a própria armadura...

Personagens Figurinos
* Narrador ....................... um rapaz de voz firme
* Um rapaz...................... primeiro mal arrumado, depois bem arrumado e por último com a Armadura de Deus
* A mãe.............................. roupa simples de senhora
* 5 espíritos malignos......... roupas pretas com olheiras
* 5 anjos............................. roupas brancas
* Evangelista...................... roupa social simples e Bíblia
* Voz do tentador............... um rapaz (escondido)
(Apagam-se todas as luzes, e a mãe entra)
Narrador: Usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar, e quando tudo estiver acabado, vocês ainda estejam de pé.
Mas para fazer isso vocês necessitam do cinturão forte da verdade e da couraça da aprovação de Deus. Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pregarem a Boa Nova da paz com Deus.
Em cada batalha vocês precisarão da fé como escudo para deter as flechas ardentes disparadas por Satanás contra vocês, e precisarão do capacete da salvação e da espada do Espírito - que é a Palavra de Deus.
Orem o tempo todo. Peçam a Deus qualquer coisa que esteja de acordo com os desejos do Espirito Santo. Argumentem com Ele, fazendo-o lembrar-se das necessidades de vocês.
(Três luzes acesas - brancas)
A mãe esta sentada lendo a Bíblia, quando chega o filho, que vai logo dizendo:
RAPAZ: É mãe você já esta ai, lendo esta Bíblia?
MÃE: Sim meu filho, aqui estão todas as instruções de Deus para a nossa vida, você também deveria ler.
RAPAZ: Tá louca mãe, isso é coisa pra velhos, eu sou jovem e quero aproveitar a minha vida, fui...
MÃE: Oh, meu Deus, como esse menino sai assim, não faz nem um lanche e nem uma oração!
Luzes vermelhas
O rapaz sai batendo a porta. (som de porta batendo) A mãe continua no lado do palco em atitude de oração.
O rapaz entra do outro lado e fica parado como se estivesse esperando uma pessoa, olha no relógio o tempo todo e faz cara de impaciência.
Música de suspense.
Luz de efeito "câmera lenta" Começa a entrar os espíritos malignos, devagar em cada parte do palco.
Cada espírito maligno, levará um objeto que o represente e que será entregue ao rapaz.
Quando os espíritos começarem a falar, vai abaixando a música.
A mãe continua em oração (em "off"), e vê tudo que acontece com o filho e sofre muito. Duas Luzes vermelhas e uma branca
MENTIRA: Olá, eu sou a mentira. Estou na sua mente e através de mim você enganará e será enganado, eu vou cauterizar a sua consciência e sua mente, você se tornará um hipócrita, viverá comigo até a hora de sua morte. (Entrega a ele um batom)
ADULTÉRIO: Minha companheira, a mentira, já esteve aqui com você e assim fica mais fácil pra você enganar sua noiva, afinal a carne é fraca não é mesmo? Pra que obedecer aquele mandamento "Não adulterarás"? Aproveite a vida meu jovem. (entrega a ele uma chave de um carro - Esse personagem usa um chapéu)
VÍCIOS: Nada como a mentira para encobrir um adultério, portanto que diferença fará se você beber, fumar ou usar drogas? Eu sou os vícios da vida moderna e atual, afinal tem tantos prazeres que você poderá alcançar com as bebidas e as drogas! Fique por cima rapaz use e abuse dos vícios. (esse personagem entra fumando "baseado" com touca na cabeça e uma bolsa/mochilinha, com uma garrafa de bebida e uma seringa - Ele deixa a seringa e a garrafa com o rapaz)
GANÂNCIA: Eu sou a ganância e quero que você venha comigo para juntos roubarmos alguém. Vamos despojá-los de seus bens ainda que tenhamos de usar a força para conseguir. Você ficará rico, terá tudo que sempre sonhou, viagens, roupas, joias, carros importados, você poderá aproveitar de tudo que o mundo lhe oferece. (Esse personagem usa uma gravata e leva várias notas/"dinheiro")
PROSTITUIÇÃO: Agora que você já experimentou da mentira, do adultério, dos vícios, da ganância, porque não se prostituir, afinal esse é um dos melhores prazeres que o mundo pode lhe oferecer, aproveite, tem muitas mulheres a sua disposição.
A prostituição, fica em volta dele seduzindo e o atiçando e vai arrastando ele pra fora do palco.
(Ela usa maquiagem carregada, sandália de salto e leva um lenço vermelho na mão - Esse lenço ela da ao rapaz) Luzes brancas
Música triste. (violão ou piano)
Nesse instante a MÃE fica em evidencia no centro do palco e faz uma oração:
MÃE: "Senhor tenha misericórdia do meu filho, ele está sendo enganado pelos espíritos malignos, caindo nos prazeres que esse mundo oferece, ele está cego, e totalmente perdido, por favor Senhor, salve o meu filho, eu estou sofrendo muito. Clamo, pelo sangue de Jesus na vida dele, liberte-o das mãos do inimigo. Tenha misericórdia dele e faça que estes meus olhos cansados vejam a sua salvação.
(música de suspense alta e a luz piscando)
Logo após o término da oração os espíritos malignos ficam em sua volta, fazendo a maior "festa" incentivando-o a usar das suas maldades, e depois começam a falar todos ao mesmo tempo e atormentando RAPAZ. Ela não aguentando mais, tenta fugir e tampa os ouvidos fazendo expressões de que não querendo mais tudo aquilo. A mãe sofre mais ainda e clama a Deus pelo filho.
Batida forte na bateria ou no teclado
Acende as luzes brancas
Entra o EVANGELISTA, que primeiro passa sem ligar para o RAPAZ, depois percebe que o RAPAZ não esta nada bem, volta e oferece ajuda e falando de Jesus pra ele. O rapaz se assusta com a chegada do EVANGELISTA, achando que ele é um dos espíritos malignos. A mãe fica feliz, ao perceber a chegada do EVANGELISTA.
EVANGELISTA: Calma rapaz! Eu só quero lhe ajudar... Nossa como você está mal, levante-se daí. O que aconteceu com você? O que fizeram a você rapaz? Olha um dia eu também estive assim e eu consegui sair dessa. Do jeito que você está levando, a sua vida você vai acabar indo para o buraco. Os VÍCIOS não servem pra nada, o álcool, as drogas e o cigarro, podem levar você a morte, o ADULTÉRIO, pode lhe trazer consequências graves para a sua saúde, você pode encontrar alguma que pode lhe passar algum tipo de doença, a MENTIRA, não lhe traz nenhum crescimento, só faz com as pessoas não acreditem mais em você, a GANÂNCIA, dinheiro fácil, corrompem totalmente uma pessoa e nada disso é para você!
Os espíritos malignos, se afastam por um momento, ficando encolhidos num canto, meio com medo, tampam o rosto, e a medida que o RAPAZ, vai aceitando a palavra do EVANGELISTA eles vão pegando os seus objetos e vão indo embora.
EVANGELISTA: Você gostaria de sair dessa vida rapaz? Veja, existe uma pessoa que me ajudou um dia e que pode ajudar você também. Somente Ele tem poder e pode nos libertar de todos os males dessa vida.
RAPAZ: Quem é Ele, eu quero conhecer esse cara, me ajude por favor, eu não quero mais essa vida, me ajude... Fala ansioso, com muita vontade mesmo.
EVANGELISTA: Calma, calma, o nome dele é Jesus.
RAPAZ: Jesus, Jesus? Eu quero esse Jesus, o que faço para que mude a minha vida? Por favor, por favor eu preciso desse cara!
EVANGELISTA: O que você precisa fazer, é só repetir algumas palavras. Porque na palavra de Deus diz, que se você confessar a Jesus com sua boca, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. E diz mais: que aquele que invocar o nome de Jesus será salvo.
RAPAZ: Claro, claro, eu faço qualquer coisa mas eu quero sair da vida que estou levando e eu acho que a minha mãe já me falou desse tal de Jesus.
EVANGELISTA: Então repita comigo: "Senhor Jesus eu confesso com a minha boca que só Tu és o meu Senhor, e creio de todo o meu coração que Tu ressuscitastes dentre os mortos. Lava-me com o Teu sangue e perdoa todos os meus pecados. Escreve o meu nome no livro da vida e no meu coração coloca o teu Espirito Santo. Qualquer consagração que eu tenha feito a ídolos e a outros deuses está sem efeito no nome de Jesus. Amém.
RAPAZ: Puxa! Como estou me sentindo bem agora! Estou mais leve! Muito obrigado mesmo, por ter me ajudado. Agora sim estou bem melhor!
EVANGELISTA: Claro, que sim. Nesse momento lá no céu esta havendo uma grande festa porque nasceu de novo, você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Posso orar por você agora?
RAPAZ: Sim.
EVANGELISTA: Senhor Nosso Deus, eu coloco a vida desse rapaz agora em teu altar, guarda a sua vida de todo ataque das trevas, que ele agora Senhor possa firmar os teus passos no Senhor. Lendo a palavra de Deus e crescendo cada vez mais no Senhor. Que ele seja transformado completamente. De a ele Senhor forças para resistir as tentações e que ele fique firme no Senhor. Amém.
O último espirito é a PROSTITUIÇÃO. Quando ela vai pegar o seu objeto, não consegue porque o RAPAZ, vai pender como pé o objeto, (lenço) não deixando que a PROSTITUIÇÃO leve o objeto. O RAPAZ coloca o lenço no bolso disfarçadamente sem que o EVANGELISTA veja. Então a PROSTITUIÇÃO, sai com um sorriso nos lábios. (Isso é a prova que não houve a renovação na mente do RAPAZ, ele deixa uma "brecha" para o inimigo.)
A mãe fica um pouco preocupada, e ora ainda mais.
Música: "Quero celebrar..." (começa alto e depois abaixa)
O RAPAZ e o EVANGELISTA, continuam no palco no início da música. Abraçando-se, e festejando por uns momentos, depois saem.
Nesse momento o rapaz sai para trocar de roupa, tipo social
A mãe então nesse momento vai orar, durante a música, clamando a Deus pelo seu filho.
MÃE: Oh! Senhor Jesus, muito obrigada pela salvação do meu filho! Obrigada meu Deus porque o Senhor me ouviu, atendeu a minha oração e minhas súplicas, enviando esse evangelista para falar de Jesus pro meu filho! Ajude o meu filho, agora, a crescer nos caminhos do Senhor. Para que ele possa estar firme e resistir a ciladas do inimigo! O Senhor sempre ouve a oração de um justo. E eu tenho procurado andar nos seus caminhos oh Pai! Eu tenho orado e jejuado pela vida dele.. Quantas mães estão chorando! Quantas mães estão de joelhos agora, orando pela salvação de seus filhos. Quantos jovens estão perdidos nas drogas, na mentira, no adultério, nos vícios, na ganância, perdendo dinheiro na jogatina, perdidos na prostituição. Tenha misericórdia desses jovens Senhor, atenda as oração dessas mães que tem suplicado a Ti pela salvação de seus filhos. Assim como o Senhor fez com o meu filho salva os jovens. E mais uma vez obrigada pela salvação do meu filho, em nome de Jesus. Amém.
Nesse momento o RAPAZ, volta todo arrumado com a Bíblia na mão, mas o lenço da PROSTITUIÇÃO, esta no seu bolso.
Narrador: Eis que o semeador saiu a semear e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram.
E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se.
E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.
O RAPAZ durante a narração, esta tentando ler a Bíblia mas fica na dúvida entre ler a Bíblia e cheirar o lenço da PROSTITUIÇÃO. Aos poucos ele vai desistindo da Bíblia e agarra-se ao lenço.
VOZ DO TENTADOR: Há, há, há! (3x) Então você gostou disso não é mesmo? Você deixou uma oportunidade para que eu pudesse agir em sua vida, e eu não vou perder tempo, vou enviar os meus subordinados para lhe oprimirem mais do que antes, afinal sua casa esta bem limpa agora, não posso perder essa chance.
A MÃE, nesse momento se assusta e sofre porque o filho caiu no pecado novamente, e começa a orar (em "off") pelo seu filho.
Ao ouvir a voz do TENTADOR, o RAPAZ, se assusta um pouco, mas não dá muito importância.
Narrador: Quando um demônio é expulso de um homem, vai para os desertos, procurando descanso ali; porém não achando, volta para a pessoa que ele deixou, e descobre que sua antiga morada, está toda varrida e limpa. Então vai e procura outros sete demônios piores do que o primeiro, e todos entram no homem. Assim o homem fica numa situação sete vezes pior que a antiga.
Luzes de piscar.
Música de suspense, começa baixo e vai aumentando até a entradas dos espíritos malignos, eles chamam mais outros espíritos e começam juntos a atormentar o rapaz, jogando ele para todos os lados, rindo alto e gritando os seus nomes até que com um toque forte no teclado ou bateria o rapaz grita pelo nome de Jesus. Os espíritos saem correndo.
Duas luzes azuis e uma branca
Música: "Primeiro amor..." instrumental
O RAPAZ, cai de joelhos, sofrendo chorando muito alto e clamando por socorro, muito arrependido e começa a orar.
RAPAZ:: Pai, pequei contra o céu e diante de Ti; já não sou digno do Senhor; tenha compaixão de mim ó Deus, perdoa os meus pecados: a mentira, o adultério, a ganância, a prostituição e todos os vícios. Eu não suporto mais, tanta opressão e sofrimento que pesam nos meus ombros. Na tua palavra diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." Senhor Jesus, eu estou envergonhado de tudo que fiz e muito arrependido. Eu me sinto fraco e abatido, aflito, sozinho, todos me abandonaram, ninguém se importa comigo. Ajude-me Senhor Jesus, eu quero assumir um compromisso real Contigo agora...
Música, no piano ou violão. (cantada) "Primeiro amor..." uma vez só.
O RAPAZ fica no palco o tempo todo, chorando até a música acabar
Música: Trombetas (CD da Igreja Batista da Lagoinha)
Vira a luz azul, para a entrada dos anjos, primeiro a porta estará fechada, depois aberta
Luzes de "neon" roxas (fluorecentes)
Soltar fumaça...
Nesse instante entram os anjos carregando com a armadura de Deus.
Luzes fluorescentes, fumaça branca, luz branca no RAPAZ que esta no palco, agora ajoelhando em um joelho só.
A música vai abaixando aos poucos quando os anjos começam a falar.
ANJO UM: Veste agora a couraça da justiça e prenda com o cinturão da verdade, você estará protegendo o seu lombo e o seu coração, porque dele é que procede todo o engano e a mentira.
ANJO DOIS: Calcai os teus pés com as botas da preparação do evangelho, para que você possa andar depressa ao pregar a Boa Nova da paz com Deus. Vai contar ao mundo o que Jesus fez por ti um dia, você será fortalecido e não vacilará os teus pés.
ANJO TRÊS: Esse é o escudo da sua fé. Com ele, você poderá defender-se contra os ataques de satanás, use-o sempre que se sentir ameaçado pela incredulidade, pela incerteza e pelo medo.
ANJO QUATRO: Receba agora o capacete da salvação e não se conforme com este século, mas seja transformado pela renovação da sua mente, através da leitura, estudo e a prática da palavra de Deus, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em sua vida de agora em diante. E lembre-se: nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
ANJO CINCO: Esta é a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, nela encontrará todas as respostas, não andará mais em trevas e poderás destruir toda potestade e todo dominar deste mundo. Orando sem cessar, vigiando porque o diabo, vosso adversário anda em derredor procurando a quem possa tragar.
O RAPAZ se levanta, todo vestido com a armadura de Deus, a sua mãe se coloca ao seu lado, feliz, os anjos permanecem em redor do RAPAZ.
MÃE: Glória a Deus! Aleluia! Meu filho como você está bonito! Agora você está revestido da Armadura de Deus e nada e nem ninguém poderá contra você. Nenhum espírito das trevas poderá contra ti ! Agora você esta fortalecido no Senhor e na força do Seu poder. Você agora esta firme contra todas as cilada do inimigo. A sua mente foi renovada pelo poder que há no nome de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!
E é assim que todo cristão deve permanecer, inabalável diante de toda luta e só podemos conseguir isso quando renovamos a nossa mente, através da leitura e pratica da palavra de Deus. Vestidos com a Armadura de Deus nada e nem ninguém poderá nos resistir e assim vamos cumprir o ide que Jesus nos ordenou!
E se você ainda não se alistou no exercito de Deus, faça isso agora mesmo, não deixe essa oportunidade passar em sua vida, vista-se agora da Armadura de Deus.
Música: "Esse é um tempo de festa..." (CD da Igreja Batista da Lagoinha)
Todos os atores entram e começa cantar e festejar, convidando a igreja a louvar a Deus.
FIM
Grupo de Teatro Candeia
Ministério da Igreja Batista da Renascença
QUE DEUS SEJA LOUVADO! FONTE BLOG TEATRO CRISTÃO

A FÁBULA DAS TRÊS ÁRVORES


A tradicional fábula das três árvores é recontada, na forma de esquete teatral. Falando de sonhos e frustrações.

As três árvores ganham sentimentos, vozes e expõem seus sentimentos, um narrador faz as ligações...

NARRADOR: Havia, no alto de uma montanha, três pequenas árvores que brincavam de sonhar o que seriam quando fossem grandes. A primeira arvorezinha, olhando para as estrelas que brilhavam sobre ela como diamantes, disse:

PRIMEIRA ÁRVORE: - Eu quero guardar em mim um tesouro. Quero ser revestida de ouro e ficar cheinha de pedras preciosas. Quero ser o baú mais lindo do mundo.

NARRADOR:A segunda arvorezinha olhou para frente e, vendo um córrego que deslizava para o oceano, desejou coisas grandiosas:

SEGUNDA ÁRVORE: - Quero navegar por mares imensos e transportar reis e rainhas. Quero ser o navio mais forte do mundo!

NARRADOR: A terceira arvorezinha olhou para baixo, para um vale, onde homens e mulheres trabalhavam atarefadamente e disse:

TERCEIRA ÁRVORE: - Eu quero ficar no alto desta montanha. Quero ser a árvore mais alta do mundo! Quero crescer tanto que todas as pessoas, que olharem para mim, levantarão os olhos para o céu e pensarão em Deus.

NARRADOR: Passaram-se anos. Entre chuvas, ventos e muito sol, as arvorezinhas ficaram grandes. Certo dia, três lenhadores, com olhos nada ecológicos, subiram a montanha com seus machados.

O primeiro lenhador olhou para a primeira árvore e exclamou:

1. LENHADOR: - Que linda árvore!

NARRADOR: Com um golpe de seu machado reluzente derrubou a árvore mais linda da montanha.

1 - ÁRVORE: - Agora vou realizar meu sonho. Serei transformada num lindo baú e guardarei, em mim, maravilhoso tesouro.

NARRADOR: O segundo lenhador olhou para a segunda árvore e disse:

2. LENHADOR: - Esta árvore é forte. É perfeita para os meus planos.

NARRADOR: Com um golpe de seu reluzente machado, derrubou a árvore mais forte da montanha.

2. ÁRVORE: - Agora vou navegar por imensas águas, transformada num luxuoso navio, para transportar reis e rainhas.

NARRADOR: A terceira, agora sozinha, sentiu um aperto no coração quando o último lenhador olhou para ela. Estava em pé e apontava para o céu. Mas o lenhador nem olhou para cima.

3. LENHADOR: - Qualquer tipo de árvore serve para mim!

NARRADOR: Com um golpe de seu reluzente machado, derrubou a árvore mais alta da montanha.

A primeira árvore pulou de alegria quando o carpinteiro a arrastou para a oficina. Estava pronta para ser aquilo que sempre sonhou ser. Mas o rude carpinteiro rapidamente a transformou em cocho para animais. A árvore, que sonhava-se revestida de ouro e repleta de tesouros, ficou coberta de serragem e cheia de feno.

A segunda árvore sorriu quando o lenhador a levou para o estaleiro. Esperou, mas nenhum veleiro foi construído naquele dia. Para sua tristeza, foi serrada em tábuas e virou um simples barco de pesca. Fraco e pequeno demais para navegar em mares, o barco foi levado para um pequeno lago. Todo santo dia voltava trazendo cargas de peixe cheirando à maresia.

A terceira árvore ficou confusa quando o lenhador a cortou em grossas vigas e a colocou num depósito.

3. ÁRVORE: - O que aconteceu? Tudo o que sempre quis foi ficar no alto da montanha e apontar para Deus. Por que, agora, esse depósito escuro?

NARRADOR: Dias e noites sem conta se passaram. As três árvores esqueceram completamente seus sonhos. Mas, certa noite, uma estrela derramou sua luz sobre a primeira árvore quando uma jovem mulher colocou seu bebê no cocho.

JOSÉ: - Gostaria de poder fazer um berço para ele.

NARRADOR: A mãe apertou a mão dele e sorriu, enquanto a luz da estrela brilhava sobre a madeira lisa e robusta.

MARIA: - Essa manjedoura é linda!

NARRADOR: E, de repente, a primeira árvore se apercebeu de que estava contendo o maior tesouro do mundo.

Num fim de tarde, um viajante cansado e seus amigos entraram no barco de pesca. O viajante adormeceu, enquanto a segunda árvore navegava silenciosamente lago adentro.

Sobreveio uma tempestade com trovões e relâmpagos. O pequeno barco estremeceu. Ele sabia que não teria forças para transportar, com segurança, tantos passageiros vencendo a fúria do vento e da chuva.

O homem cansado acordou. Levantou-se, ergueu sua mão e disse “Paz!” A tempestade parou tão rapidamente como começou.

E, de repente, a segunda árvore se apercebeu de que estava transportando o rei do céu e da terra.

Na manhã de uma sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram puxadas da esquecida pilha de lenha. Assustou-se quando foi carregada através de uma multidão enfurecida e gozadora. Estremeceu quando soldados pregaram as mãos de um homem em seu lenho. Neste momento sentiu-se feia, agressiva e cruel.

Mas, na manhã de domingo, quando o sol nascia e a terra vibrava com tanta luz, a terceira árvore percebeu que o amor de Deus havia mudado as coisas.

A primeira árvore ficou ainda mais linda.

A segunda árvore ficou ainda mais forte.

A terceira árvore ficou ainda mais contente, porque todas as pessoas que se lembrassem dela pensariam em Deus. Esta mudança, sem dúvida, foi mil vezes melhor do que ser apenas a árvore mais alta do mundo.

FONTE BLOG TEATRO CRISTÃO

O AVENTAL


Uma comédia curta, mas com uma reflexão que é uma lição para as nossas vidas.

Esta peça nasceu em um evento em que fizemos para as Mães, o nome do evento era Chá-do-Avental, então surgiu a idéia de criarmos um teatro. O resultado foi maravilhoso, pois foi uma comédia, mas com uma reflexão que é uma lição para as nossas vidas.

3 personagens

Maria terminando de limpar a casa com o avental surrado.

Maria: Ai, ai que coisa boa, já fiz toda faxina, a gente limpa, limpa, e amanhã começa tudo de novo... mas eu mereço um descanso, esperei tanto por este momento, vou cochilar só um pouquinho...

(campanhia toca)

Maria: Ah, claro, tava bom demais pra ser verdade. Quem será estas horas, deve ser a vizinha querendo açúcar...

Fernanda: Olá Maria tudo bem ??

Maria: Tudo e você ?

Fernanda: Eu vou bem, sabe o que é ....

Maria: Eu sei sim, você quer um pouco de açúcar, porque quer fazer um bolo, porque você está com visita e tá com pressa... é isso não é ?

Fernanda: Não, na verdade não

Maria falando pra si: Ah, que pena, eu queria tirar uma soneca.

Fernanda: Sabe eu vim te fazer um convite...

Maria: Um convite, que maravilha, então entre, entre

Fernanda: Até que enfim em vizinha...

Maria: Sente-se

Fernanda: Amanhã, haverá a tarde do Chá do Avental em minha igreja, é uma forma de homenagearem as mães, vamos ?

Maria: Puxa vida, que legal, eu vou sim, na minha igreja a homenagem será no Domingo, então dá sim para eu ir com você.

Fernanda: Que bom irmã, eu passo aqui pra te buscar, ah... precisa levar um avental tá ?? (e 2 reais)

Maria: Ah tudo bem, até amanhã então... tchau

Fernanda sai

Maria: Legal, acho que será bem divertido este Chá do Avental... (tira o avental e o pendura) hiiii eu tenho que levar um avental, pra que será ? Tadinho deste aqui, sujo, feio, vou ter que ir com outro, imagine, se eu vou te levar, eu passaria vergonha... (começa a bocechar e vai fechando os olhos)

Avental: Ei ! Psiu acorda

Maria: Ãh, quem ?

Avental: Vamos acorda, preciso Ter uma conversa séria com você.

Maria: Ah, querido deixa eu tirar um cochilo, já vou fazer a sua janta.

Avental gritando: Maria acorda !!!!

Maria levando um susto: Calma! Calma, fala meu bem, não precisa ficar bravo.

Avental: Há-Há, meu bem..agora você chama de meu bem.

Maria: Cadê você ?

Avental: Hei sou eu, o seu Avental que vos fala.

Maria: Meu avental falando comigo ?? Eu cochilei, mas estou acordada agora, não pode ser.

Avental: Pode sim, sou sim de pano e fio vivinho da silva....É o seguinte, amanhã terá um Chá do Avental não é ??

Maria: Sim, e daí ?

Avental: Como e daí... você vai ou não vai me levar ?

Maria: Claro que não, você está sujo e velho, não serve pra nada, não posso passar uma vergonha dessa. Levarei o meu novo, ele é branquinho e bordado à mão, lindo!

Avental: Tudo bem ! Pode levar, mas você é uma ingrata, por tantos anos, eu te ajudei nesta casa... fiz todos os almoços para seu marido e para as crianças... e os jantares ? Você sabe qtos foram?

(entra uma música melancólica no fundo) Não, aposto que não, te ajudei a limpar o seu lar todos estes dias... até na igreja você me levava pra te ajudar a fazer as festas de lá, claro que era pra ficar na cozinha lá trás nos fundos, e não para me desfilar como amanhã você vai fazer com o "branquinho".... tudo bem, acho que meus dias estão no fim mesmo, ninguém me quer, ninguém me ama, acho que meu destino é o lixo, lá será meu novo lar...

Maria: Não, avental ! me perdoe

Avental: Nâo sei se você me merece !

Maria: Por favor, eu vou te levar amanhã comigo, meu compaheiro de todos os suores, me perdoe, volte pra mim!

Avental: Você tá quase me convencendo...

Maria: Ah, amigão, eu prometo dar banho em você um vez por mês !

Avental: E as férias ?

Maria: Férias ? Como assim ? Você já quer demais.

Avental: Eu vou para o lixo

Maria: Nâo, não, férias sim, te darei os sábados e domingos tudo bem?

Avental: Ah, melhorou, tudo bem, e vê se usa aquele branquelo então nestes dias.

Maria: Sim senhor !

Avental: Amigos de novo ?

Maria: Amigos sim, ou melhor, companheiros, óh meu amigão (o beija)

Avental: Ai, não me lambe ! ...Vou passear amanhã, oba, oba.

Maria: Vamos sim, vou voltar ao meu cochilo que você interrompeu.

Maria senta dinovo, e logo abre os olhos se espreguiçando

Maria: Ai como é bom um soninho.... (olha para o avental) Que sonho maluco eu tive, e foi com você, sonhei que você falava... (vai e se aproxima do avental) Alô !!! tem alguém aí???... psiu (encostando o dedo) credo! Pareço uma boba, vamos à luta aventalzinho querido....hum pensando bem, vou pegar o que tenho guardado, porque você, eu vou te lavar para ir comigo amanhã ao Chá do Avental.

Fim

REFLEXÃO : Como este avental velho, muitas vezes olhamos assim para as nossas Mães. Elas vão ganhando mais idade, já trabalharam bastante por nós, e não tem mais utilidade, já não são tão novas para mostrarmos aos outros, muitas vezes sentimos vergonha delas por causa da sua aparência. Filhos, daqui alguns anos você será um avental velho e aí ? Qual será o exemplo que você deu ao seu filho? Esse será o tratamento dele para com vocês.

FONTEBLOG TEATRO CRISTÃO
template by welyton