Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARMADURA DE DEUS

A ARMADURA DE DEUS


Base Biblica: Efésios - Capitulo 6 - Versiculos 10 ao 20

Versiculo par Memorizar: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." (Efésios 6:11)

Iniciando a História:

Comente com a criança a importância de um soldado frente as fguerras e proteção ao seu país, após essa primeira discussão, conduza a criança a discussão no mundo espiritual, que temos como bom soldado vencer a Satanás, sendo Cristo nosso comandante. E como podemos vencer? Jesus nos dá a receita em Efésios Capitulo 6, Vejam:

O que é armadura?
Vocês sabem o que é uma armadura? Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção.

Onde aprender sobre a armadura de Deus?
No livro de Efésios, capítulo 6 aprendemos a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra o diabo.

Porque precisamos de uma armadura?
Porque o diabo é inimigo de Deus e como somos filhos de Deus, ele é nosso inimigo também. A única maneira de derrota-lo é lutando á maneira de Deus. Somos soldados do exército de Deus.

O que fazer com a armadura? Efésios 6:11
Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial que Ele nos deu, iremos resistir ao dia mal.Quando o diabo nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo.

Como é a armadura de Deus?
A armadura de Deus é espiritual. Não podemos ver, mas podemos colocarmos em prática na nossa vida diária com Deus.

A armadura de Deus é da seguinte forma:

O Cinto da Verdade
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará João 8:32

Então como vamos usar essa arma?


O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Efésios 6:14 a). Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?


A Couraça da Justiça
Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que O Senhor Deus te dá Deuteronômio 16:20

A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.
Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? Ok!
E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.
Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça. Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu?
Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.

A Preparação do Evangelho da Paz
Justificados mediante a fé, temos paz com Deus através de Jesus Romanos 5:1
“… e calçados os pés nas sandálias do evangelho da paz.” Efésios 6:15
Todo guerreiro, ao entrar em uma guerra, deve estar sempre preparado para enfrentar e resistir aos ataques do inimigo e, também, contra-atacar. Não é assim que vemos nos filmes, nos desenhos e até mesmo nos jogos de vídeo-game? Um soldado despreparado, sem armas e sem uma estratégia de guerra é um sério candidato à morte, não é mesmo?
Nós vivemos em uma luta constante contra um inimigo que não nos dá descanso. Em todo tempo ele está preparando armadilhas, laços, para nos apanhar de surpresa. Mas o nosso General, o Senhor dos Exércitos, deu-nos um manual de estratégias que se chama Bíblia, onde vamos aprender a usar a armadura que Ele nos deu, conhecendo cada parte dela e a forma correta de lutar.


O Escudo da Fé
Sem fé, é impossível agradar a Deus Hebreus 11:6

: “ e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16
Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé. E o que é fé?
Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato. A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé. Em Hebreus 11:1 a Palavra diz que: A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.
Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo. É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos? Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível? Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram: Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6). É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver.
Lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes (Efésios 6:13). Então, nossas armas também devem ser espirituais.
Eis o segredo: se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê? Porque tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).

O Capacete da Salvação
Nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus Romanos 8:1

“Tomai também o capacete da salvação ...” Efésios 6:17
Para que serve o capacete? Ele tem a função específica de proteger a cabeça, e é equipamento de segurança obrigatório para quem anda de motocicleta, de bicicleta, brinca de skate ou patins, pratica algum esporte de risco, trabalha em construções etc. Ele protege a caixa craniana de traumatismos.
Na nossa guerra espiritual, também precisamos de um capacete que guarde a nossa mente, pois este é o nosso maior campo de batalha. Satanás sabe disso e investe constantemente criando formas atraentes e criativas para encher a cabeça de idéias e pensamentos contrários à Palavra de Deus, procurando tirar-nos dos Seus princípios. Você viu que toda a nossa armadura tem como base a verdade que está em Jesus e nos ensinamentos da Palavra de Deus; a justiça, que consiste em vivermos de forma íntegra, conforme os princípios bíblicos; a fé, pois se não cremos naquilo que estamos fazendo, de nada nos adianta e a fé que é a única forma de nos aproximarmos de Deus e agradá-lO, pois não posso me achegar a alguém que eu nem sequer acredito que existe; e no evangelho da paz, os ensinamentos de Jesus, para que possamos viver o Seu Reino aqui na Terra e levarmos esse Reino a todo lugar aonde formos, libertando vidas do inferno. Nenhuma das nossas armas é física, mas todas são espirituais, pois a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra o nosso inimigo satanás.
O capacete da salvação nos foi dado por Deus para guardarmos a nossa mente de todo e qualquer ensino contrário à Palavra de Deus.
É isso mesmo! Guardar a nossa mente, cobri-la com a verdade, a justiça, a fé, para que os ensinamentos que Lúcifer joga todos os dias na nossa mente não possam penetrar e nos enganar.

A Espada do Espírito
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti Salmos 119:11

: “ ... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Ef 6:17
A Palavra de Deus é a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito. É isso mesmo! Não se espante.

Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça, como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar. Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando. Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente. Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.
Depois é preciso aprender a usá-la. É isso mesmo! Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás? Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, quando satanás aparece para tentá-lo. 3 vezes satanás usou contra Jesus as suas armas e 3 vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito. O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer. E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E ás vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia. Que desperdício! Quanta munição jogada fora!
Assim como um dia o Senhor colocou na boca de Jeremias as Suas palavras (Jr 1:4-10), assim também as colocará na sua, para que você, como um gadita, guerreiro do Senhor, possa usá-la adequadamente desfazendo as obras do inferno.

E então, guerreiro? Vamos treinar?
Vista a sua armadura, tomando o cinto da verdade, a couraça da justiça, as sandálias de evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e tome agora a sua espada para lutar contra inferno.




















ARMADURA DE DEUS

EXEMPLOS DE ATIVIDADES DINÂMICAS

Sugestões e exemplos de actividades dinâmicas
FONTE: IGREJA DA GRAÇA

æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.

Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).

æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.

Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...

æ Permitir que participem durante a história.

1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).

2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.

æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)

1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).

2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.

æ Painel (em grupo)

1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.

2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.



æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história

Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.

æ Envolver a comunidade

1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)

2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital
Base bíblica: Efésios 6.13.
Cântico: Marcha soldado (Jayanne vol.02) Baixe a música clicando aqui
Introdução: Você sabe o que é um armadura? é um tipo especial de roupa, usada como proteção. Existem vários tipos de armaduras: as armaduram dos cavaleiros medievais, hoje em dia existem roupas especiais como o colete a prova de balas, a roupas dos bombeiros, a dos astronautas e etc. Nos dias do novo testamento os soldados romanos usavam um tipo de armadura e o apostulo Paulo utilizou essa armadura para nos ensinar a respeito de uma armadura especial.
Começo:Hoje iremos falar sobre essa armadura especial e uma luta diferente. Vamos conhecê-los?

A- FORTALECIDOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER
a) Para nos fortaceler no Senhor devemos conhecer a Deus e nos aproximar dEle, pois ele é Todo-Poderoso e nos dá poder;
b) Deus é Onipotente, Onipresente, Oniciente,Eterno, Santo, Amoroso, Misericordioso.
B-NOSSO INIMIGO:
a) O inimigo de Deus o diabo;
b)Ele não é poderoso, mas sabe usar armas para nos esfriar espiritualmente para nos afastar de Deus;
c) Mas apesar disso nada pode nos separar do amor de Deus, somente nós podemos nos distanciar de Deus através do pecado.
d) Esse inimigo não é carne nem sangue (Ef.6.12)
C- A ORDEM DE DEUS:
a) (Ef.6.11)Revesti-vos de toda a armadura de Deus (Ef.6.13) Tomai toda a armadura de Deus.
b) devemos como soldados de Deus conhecer a nossa armadura e treinar para saber usá-la.
D-ARMADURA DE DEUS:
a) não é visivel a olhos humanos:
b)Cinto da verdade: O soldado romano usava o cinto para proteger os esu orgão vitais e unir as demais partes da armadura.Nós devemos aprender as verdades bíblicas(O amor de Deus João 3.16, Deus está sempre presente Hebreus 13.5, A promessa de vitória 1Co 15.57) e devemos falar sempre a verdade (Jesus é a verdade João 14.6 e o diabo é o pai da mentira João 8.44)
c) Couraça da justiça: A couraça do soldado romano eram feitas de placas de metal e protegiam o coração. Nós servos de Deus devemos proteger o nosso coração com a couraça da justiça. A proteção do coração procede da nossa justiça, mas nenhum de nós é justo , mas somos justificados por Jesus e seu sacrifício na cruz.Devmos viver o mais retamente possível, falar a verdade, nos desviar do mal.Pois o Senhor é Fiel e justo para perdoar os nosso pecados.
d) Com a preparação do Evangélio da Paz: Os sapatos servem par proteger os pés, pois somente com os pé em boas condições podemos ficar de pé.Jesus é a nossa paz e temos paz para anunciaro evangelho da paz para outras pessoas. Mostramos que estamos anadando com os sapatos da paz quando compartilhamos o evangelho da paz com os outros.

e) Escudo da Fé: Eram feitos de madeira, com ganchos para prendr nos escudos dos outros solodados, ,eram cobertos com tecido ou couro grosso e mergulhados em água para apagar as flechas inflamadas dos inimigos. As flechas do diabo contra nós hoje são a mentira, pensamentos odiosos sobre as pessoas, desejo de pecar, dúvidas.Devemos usar o escudo da fé agindo com base naquilo que cremos.
f) Capacete da salvação:Serve para proteger a cabeça. satanás quer atingir a nossa mente. devemos ter cuidado com o que pensamos, ouvimos nas músicas, lemos, vemos na Tv. Devemos sempre pensar sobre a salvação e qual é a vontade de Deus para nossa vida em cada instante.Você coloca o capacete da salvação quando confia e vive de acordo como um salvo.
g) Espada do Espírito: Nossa espada não é de metal , nossa espada é a Palavra de Deus que é eterna. Devemos sempre decorar versículos da Bíblia para que venham a memória no momento oportuno.

Clímax: O bom soldado deve estar sempre em contato com o comandante, não age por conta própria, mas sempre faz a vontade do seu Senhor. Com Jesus somos sempre mais que vencedores!

Conclusão: "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermádio do nosso senhor Jesaus Cristo" 1Co 15.57.

Referência bibliográfica:
Bíblia de recursos para ministério infantil da APEC.

DICASPARA CULTO INFANTIL

DICAS PARA TRAZER CRIANÇAS PARA O CULTO INFANTIL

Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?
FONTE: CURSO IGREJA DA GRAÇA

Algumas dicas:

Não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
Use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma actividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
Aprenda os nomes das pessoas: Se apresente. Convide, converse pessoalmente com os pais, procure conhecer as crianças e conversar com elas: comece por aprender o nome de cada um.

Faça algumas actividades "para familia" Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquiliza-los.

Comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
Promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

Não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
Ore, ore, ore Deus te abençoará.

PEGUE ESSE MATERIAL DO BLOG ARCADA GAROTADA

template by welyton