Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

domingo, 27 de dezembro de 2009

Álbuns seriadosl


Álbuns seriados

Um álbum seriado é uma série de cartazes utilizados para ensinar pequenos grupos sobre um assunto em particular. Cada idéia principal é mostrada em um cartaz. Sua utilização faz com que ensinar se torne mais fácil, pois cada cartaz lembra o treinador/ formador de todos os pontos importantes e transmite a mensagem à audiência de maneira inesquecível e vital. Os cartazes devem ser feitos em papel de boa qualidade, para que durem bastante tempo. Podem-se utilizar também folhas de plástico colorido (como o plástico amarelo, muitas vezes utilizado para secar cereais e grãos de café). Estas permitem que os aluno copiem os cartazes e façam seus próprios álbuns seriados.

Os cartazes devem ser presos em conjunto, formando
um bloco. Reforce a parte superior com uma fita forte,
se possível. Faça orifícios na fita e una os cartazes com
anéis, cordão ou tiras de madeira.

Quadros-negros

O quadro negro é altamente utilizado como recurso didático. Ele é muito útil para desenhar diagramas ou figuras, para enfatizar
palavras-chaves ou pontos. Os gizes coloridos são baratos e podem tornar os materiais escritos e diagramas mais interessantes.

Pratique como desenhar e utilizar o quadro-negro antes das sessões de treinamento. Utilize um apagador limpo que remova bem o giz. É uma boa idéia já ter algum material no quadro antes dos alunos chegarem. Evite escrever demais no quadro – e não fale virado para ele! Os alunos ficarão entediados olhando para as suas costas.

Pinte novamente os quadros-negros velhos e gastos. Você pode fazer quadros permanente fazendo uma superfície lisa com reboco numa parede. Um bom tamanho é 1m x 1,5m. Faça uma argamassa misturando quatro partes de areia para uma parte de cimento. Quando o reboco estiver quase duro, alise-o com uma trolha. Cubra a parede com um saco molhado ou plástico para que ela seque devagar, evitando rachaduras. Deixe por vários dias para secar completamente antes de pintar.

Podem-se fazer quadros-negros portáteis com pedaços de madeira compensada. Lixe a madeira bem antes de pintá-la.


Tinta

Você pode comprar tinta especial para quadros-negros, ou pode
fazê-la você mesmo – seguem-se duas receitas abaixo. Aplique pelo menos duas camadas de tinta. Antes de utilizar o quadro-negro, esfregue o quadro com um pano coberto de pó de giz para condicioná-lo.

Receita 1

  • 1 parte de negro-de-fumo
  • 1 parte de verniz
  • 1,5 partes de querosene

Misture o verniz e o querosene bem. Acrescente o negro-de-fumo e misture completamente.

Receita 2

Utilize uma lata de tinta fosca (não lustrosa) escura – negra, verde escura ou marrom (castanha), para a primeira camada. Para acrescentar um abrasivo à última camada de tinta, moa dois tijolos cozidos em forno para fazer um pó fino. Passe o pó por um tecido de malha grossa para remover fragmentos. Acrescente 1 parte do pó para 10 partes de tinta. Misture bem..

Quadros de pano

Também conhecidos como flanelógrafos, estes são simplesmente quadros cobertos com um tecido grosseiro ou flanela. As figuras podem ser rapidamente fixadas e facilmente movidas e removidas do quadro. Elas são muito úteis para contar histórias ou descrever situações que estão sempre mudando. Quando bem utilizadas, elas incentivam o interesse e estimulam a discussão de questões. Elas são particularmente úteis, se você for compartilhar as mesmas informações várias vezes com grupos diferentes.

A preparação de gravuras para o flanelógrafo requer tempo, mas, com cuidado, elas durarão muitos anos. Utilize gravuras que sejam apropriadas para a cultura local. Desenhe gravuras ou recorte-as de revistas. Algumas palavras e sinais, tais como flechas, podem ser úteis. Cole as gravuras em um papelão fino. Cole pequenos pedaços de lixa de madeira no verso das gravuras, para que elas se fixem no tecido. Uma outra alternativa, é aplicar cola, ou uma pasta de farinha e
água, e salpicar areia ou debulho de arroz. Certifique-se de que as gravuras sejam grandes o suficientes para serem bem visíveis..

A fabricação de gravuras e materiais de treinamento pode ser um exercício em grupo muito útil para os treinadores/formadores. Os flanelógrafos são ideais para sessões de treinamento em escolas e mercados, porque eles chamam e mantém a atenção das pessoas.

Cuide bem das gravuras e mantenha-as na ordem correta,
prontas para serem utilizadas novamente. Os flanelógrafos
podem ser simplesmente um pedaço de flanela ou cobertor
afixado na parede com alfinetes, o qual pode ser enrolado, quando não estiver em uso. Faça quadros permanentes pregando ou colando um tecido ou flanela sobre uma tábua.

Um quadro portátil

O quadro-negro pode ser combinado com um flanelógrafo. Corte um pedaço de madeira pela metade e prenda as duas metades com dobradiças (utilize dobradiças de metal ou uma faixa de pano forte colado nas duas metades). Isto facilitará seu transporte em bicicleta.

Pinte um lado para ser utilizado como quadronegro. Cubra-o com tecido, quando o utilizar como flanelógrafo. Prenda uma madeirinha nas costas do quadro e utilize uma estaca para mantê-lo aberto, ou amarre um cordão numa das extremidades, para que o quadro possa ser pendurado aberto.



COMO FAZER UM QUADRO DE PREGAS


*QUADRO DE PREGAS: COMO FAZER*

Tal como se pode deduzir pelo nome, o quadro de pregas consiste numa superfície rectangular, nas medidas que pretendermos e acharmos melhor, feita de tecido ou de papel forte, disposto em pregas regulares e fixado por um aro rectangular de madeira. Se pretendermos, por exemplo, elaborar um quadro rectangular deste tipo com as dimensões de 120 cm de largura por 90 cm de altura e com pregas de dois em dois centímetros com dois centímetros de profundidade, necessitaremos de tecido ou, preferentemente, de papel forte, por exemplo, papel de cenário branco ou creme, com as dimensões de 120 cm de largura por 216 cm de altura, e de oito réguas de madeira, cortadas nas dimensões pretendidas, com 2 cm de largura e 0,5 cm de espessura, e pregos finos com 9 mm de comprimento. Eventualmente, poderemos também utilizar cola para ajudar a montar o quadro, embora não seja indispensável.

:arrow: A primeira etapa na sua confecção (ilustrada pela figura 1) consiste em marcar com uma régua, de maneira rigorosa, as zonas de dobragem, de modo a obterem-se pregas rigorosamente paralelas e uniformes, de acordo com as medidas indicadas: 4 cm + 2 cm., sucessivamente

Figura 1: Quadro de pregas. Primeira fase da sua construção
Imagem

:arrow: A segunda etapa (ilustrada pela figura 2) consiste em vincar e dobrar uniformemente toda a superfície, de maneira a obter-se um quadro semelhante a uma saia de pregas, cuja dimensão final acabará por ficar nas medidas pretendidas para o quadro, ou seja, 120 x 90 cm

Figura 2: Quadro de pregas. Segunda fase da construção: dobragem das pregas
Imagem

:arrow: A terceira e última etapa consistirá em fixar a superfície obtida numa moldura dupla de madeira, nas dimensões do quadro, constituída por réguas de madeira com 2 cm de largura por 0,5 cm de espessura, de maneira que as pregas fiquem seguras nas extremidades, presas entre as réguas de madeira e com toda a superfície devidamente esticada. Se quisermos tornar o quadro mais resistente aos eventuais acidentes de utilização, mas também ligeiramente mais pesado, poderemos reforçar a parte posterior com uma prancha de cartolina grossa ou uma placa fina de contraplacado. Mas para aumento da sua resistência, será mais que suficiente revestir a parte posterior com uma cobertura de plástico auto-adesivo. De certeza que, deste modo, sem aumento substancial de peso de toda a estrutura, se obterá um quadro suficientemente resistente, capaz de aguentar muitos anos de útil serviço.


Obtido o quadro de pregas, bastará colocá-lo onde pretendermos, suspenso de um prego ou sobre um cavalete, nada mais lhe faltando do que o «software» adequado, ou seja, o material de apoio audiovisual usado no quadro, que iremos construindo à medida das nossas necessidades.

Figura 3: Quadro de pregas. Aspecto final, com um cartão nele exposto.
Imagem
template by welyton