Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2009


CONQUISTANDO CRIANÇA PARA CRISTO


Texto base“Ensina a criança no caminhoEm que deve andar, e ainda
Quando for velho não seDesviará dele”. (Prov. 22:6)



INTRODUÇÃO

Dentre as grandes virtudes do Senhor Jesus, a Bíblia nos revela em suas páginas que o mesmo dedicou-se dia e noite ao ensino, conforme Mateus 4:23, por esta razão recebeu o nome de RABI que quer dizer Mestre.



O MINISTÉRIO DO ENSINO E SUA IMPORTÂNCIA





O ato de ensinar é um mandamento divino tanto no antigo testamento deut.4:5, 6:7 como no novo testamento Mateus 28:20 . E tem um exemplo divino na pessoa de Jesus: Mateus 7:29; 4:23 e João 13:13. Um ensino baseado na Bíblia produz bons resultados e frutos espirituais: II tim .2:5, 6, 7. Efésios 6:17 a 20. Todo ensino deve ser concentrado em cristo atos 5:42 ; 1 co 1:17, 18, João 14:20 e baseado essencialmente na palavra de Deus I Timóteo 4:6, 7; II Timóteo 3:16. Então a importância desse ensino é ganhar o aluno para cristo e encorajar o seu o crescimento espiritual. I PEDRO 3:18, João 15:2-17, Mateus 6:33.
O lema do professor deve ser: ensino que tenha finalidade certa, para o aluno saber como viver. GL 2:19.

AS CARACTERISTICAS DO PROFESSOR DA EBD

Quem é o professor? É alguém adotado por Deus para levar o ensino, a orientação e o amor aos alunos. O professor deve ter as seguintes características: ser modelo de uma vida cristã.
Ser um cooperador sincero na vida da igreja.
 Ter uma experiência com cristo e a certeza de salvação para levar o ensino genuíno, com a tarefa de alimentar crianças espiritualmente, utilizando-se dos ensinamentos bíblicos vividos.
 Conhecer os alunos em suas cinco dimensões. São elas: física, mental, social, emocional e espiritual.
 Conversar com cada uma individualmente, para senti-las melhor como também compreendê-las.
 Dedicado e chamado por Deus - Gálatas 1:15-16
 Amoroso e compreensivo com os alunos – João 21:25
 Sensível as necessidades de ganhar as crianças para cristo- Mateus 18:10-14
 Ser responsável e pontual como ainda assíduo – Jeremias 48:10
 Separar o tempo para planejar as aulas – II Timóteo 2:15
 Dar um bom exemplo em suas vida diária – filipenses 4:19
 Viver uma vida cristocêntrica – gálatas:20
 Depender da oração, do espírito santo e da palavra de Deus – efésios 6:17-20
 Estar pronto pra ouvir as sugestões e idéias dos outros – ex. 18:14-25
 Esperar bons resultados na vida de seus alunos – I tessalonicenses 1:5-7; 2: 13

O PROCEDIMENTO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA

• Procure sempre chegar cedo, antes dos alunos para ter tempo de expor o seu material.
• Recebê-las como elas são.
• Aceitá-las e respeitar seu ponto de vista.
• Honrá-las
• Mostrar que são importantes porque são criaturas de Deus - ef. 2 :10
• Levá-las a aceitar a cristo, tornando-se filho e herdeiro de Deus – Rm 16:17

COMO MANTER A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS

 Mantenha a atenção das crianças, através de suspenses da historia.

 Não deixe as crianças desocupadas, procure sempre continuar falando ou contando a historia, enquanto troca a cena do quadro.
 Tenha sempre a bíblia e leia para os alunos no decorrer da historia.
 Faça sempre o apelo.

 Desperte o interesse individualmente com perguntas chamando o aluno pelo nome dele, e nunca apelido.
 Varie o método e apresentar o aluno. Exemplo: flanelográfo, cartazes, quadro de giz, histor.ias bíblicas e corinhos ilustrados.
 Não esgote a atenção das crianças, o tempo da lição deve ser de acordo com a idade das crianças.

AS ESPRESSÕES FACIAIS DO PROFESSOR


O roso do professor deve irradiar a alegria e o amor.
Mostrar-se entusiasmado com aquilo que está ensinando.
Procure olhar diretamente para os alunos, não para um ponto qualquer da sala de aula.


OS GESTOS

Deve ser de acordo com que o professor está ensinando.
Evitar gestos exagerados.

A VOZ DO PROFESSOR

Varia o tom e a velocidade da voz, de acordo com o personagem da história.

A LINGUAGEM

Use uma linguagem para que as crianças possam compreendê-la.
Procure usar expressões que dêem vida a história.

O PROFESSOR DEVE INTERCEDER A DEUS PELA SUA CLASSE


Ore para que você possa ser um instrumento a serviço de Deus.
Ore por aqueles que trabalham com você.
Ore pelas crianças de sua classe, pela salvação de outras crianças, crescimento e serviço cristão individualmente.
Ore pelos pais e lares representados por seus alunos.
Ore pela preparação da lição.
Ore juntamente com seus alunos pela obra missionária, pastores e obreiros em geral.

QUERIDO PROFESSOR RESPONDA SIM OU NÃO AS SEGUINTES PERGUNTAS A FIM DE MEDIAR A SUA PROPRIA EFICIENCIA COMO OBREIRO

1- amo realmente as crianças?
2- Posso ver o mundo através dos olhos das crianças?
3- Consigo as melhores reações das crianças?
4- Sou amigo(a) da criança?
5- Emprego palavra compreensíveis as crianças?
6- Permito que as crianças façam o Maximo por se mesma?
7- Demonstro tanto respeito e consideração por uma criança?
8- Encaro e compreendo cada criança como um indivíduo cuja responsabilidade esta em desenvolvimento?
9- Compreendo as crianças e sei lidar com elas?
10- Sou sensível aos anseios das crianças, aos seus pensamentos e emoções?
11- Dou do meu tempo, amor, e serviço... Dou de mim mesmo?
12- Estudo a Bíblia diariamente e procuro viver com seus ensinamentos?
13- Reconhecer que por trás do comportamento da criança há uma razão de ser e procuro descobri-la?
14- Tenho desejo de aprender mais a respeito dos interesses, do desenvolvimento e da orientação das crianças?
15- Realmente eu tenho chamada para trabalhar com crianças?
16- Sou vocacionado(a) para este tão lindo ministério?
17- Será que estou com ele para ter uma posição na igreja?
18- Será que estou na estrutura de um (a) varão (a) perfeito manejando a palavra?
19- Será que não estou no lugar errado?
20- Estamos fazendo devidamente o trabalho com as crianças?
template by welyton