Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

BOLA DE NEVE

Bola de Neve




















VISUAIS









BRLNCADEIRAS

Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche >1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.

2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.

3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.

4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.

5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

Desconnheço a fonte.

TRABALHANDO COM FANTOCHES

Como manejar os fantoches

Encenar com fantoches, além de ser uma atividade divertida e criativa, proporciona prazer, alegria e segurança. Para um melhor manejo dos fantoches é preciso treinar a posição da mão. Sempre se lembrando do ângulo de visão da platéia. É fundamental sincronizar a abertura da boca com o som da voz do boneco. O ideal é treinar em frente ao espelho o manuseio, a posição do braço, os movimentos (entrando, andando, correndo, caindo, agindo, saindo). As expressões de susto, alegria, tristeza, admiração, raiva, vergonha, medo devem ser bem apresentadas para serem entendidas sempre com a voz própria de cada personagem. Na comunicação devem existir mais ações e gestos que simples palavras.
Antes iniciar qualquer trabalho com os fantoches, é indispensável aquecer e alongar os braços, para poder com resistência, manipular os fantoches que ficarão no alto desafiando Lei da Gravidade.

Vamos praticar:

Manuseio – cada boneco deve ter personalidade e características diferentes dos demais;
Olhar – O olhar do boneco não pode esquecer do público. Ele pode se mexer, virar, olhar para todos os lados, mas não pode esquecer de voltar o olhar para o público;
Posição – O boneco deve se apresentar em direção ao palco. O braço do manipulador deve se estar em posição agradável. Os braços (e/ou pernas) do boneco devem ficar para fora do palco;
Movimentos – entrando, andando, correndo, caindo, ação, saída. O exagero da ação caracteriza a ação dos bonecos; as entradas, as expressões de espanto, tristeza, alegria, nervosismo, raiva, vergonha, medo, todas as expressões possíveis deve ser bem exageradas;
Voz – cada personagem possui a sua. Deve ser do tipo engraçada ou peculiar. Um aquecimento vocal antes de começar também é muito importante.

Eu não tenho como comprar fantoches... e agora?

Muitas pessoas sem recursos acham que não podem trabalhar com fantoches por serem peças caras. Com um pouco de imaginação e um material de sucata pode-se fazer fantoches e marionetes sensacionais. Quando se ensina e evangeliza crianças é preciso ser criativo. Criar os personagens de qualquer objeto é muito fácil. Podemos usar garrafas de plástico de vários tamanhos para representar famílias, tênis para representar um menino, panelas para representar uma mãe... o importante é usar a cabeça e o bom senso.
Quando a história é boa e o enredo é atrativo, qualquer boneco ou objeto pode ser utilizado para servir de personagem. O importante é chamar a atenção da platéia para a mensagem que será transmitida.
Existem vários tipos de recursos para criação de bonecos de fantoches. Alguns são bem fáceis de serem feitos: garrafa PET com cabos de vassoura, saco de papel, meia, luva, fantoches de vara, de caixa, de pano, de garrafinha de yakult® ou yogurt e muitas outras idéias criativas que você mesmo pode inventar.

Conclusão

Se você sente no coração um chamado para aperfeiçoar seu ministério de evangelização infantil, ore a Deus. Com certeza Ele usará a sua vida no ministério que Ele tem preparado para sua você e suas crianças. Existem muitos pequeninos caminhando em direção ao inferno, sem Deus e sem salvação. O mundo está oferecendo muitas coisas atraentes e destruidoras. Precisamos agir rápido, pois “é melhor construir uma criança do remendar um homem”.

Bibliografia:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – São Paulo: APEC e HAGNOS
COSTA, Débora Ferreira da. Evangelização e Discipulado Infantil. Rio de Janeiro: CPAD
COSTA, Maria de Fátima Alves da. Fantoches - Alegria da garotada - Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: CPAD
CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD
FIGUEIREDO, Helena. A Importância do Evangelismo Infanto-Juvenil - Rio de Janeiro: CPAD
OLIVEIRA, Mirly de. Maravilhoso Mundo dos Fantoches – Belo Horizonte: Editora Betânia

FONTE BLOG ESTRELA DA MANHÃ

AELGORIA DAS FERRAMENTAS











Alegoria das Ferramentas

Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo otrabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.

O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficaram de pé!, pois eu tenho que martelar os pregos!

O Sr. Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!

Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!

Ah! mais não é mesmo! disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...

Tsc, tsc, tsc... Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? EU sim sou a melhor!

Ah! não ! Que absurdo! disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. EU sou o mais importante!

As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...

O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um movél e começou a trabalhar!
Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o movél brilhando....

Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!

O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo!

Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes!! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo!

Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!

************************************************

(Moral da história)

O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história. As ferramentas representam os membros, ou crianças.

Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados. (você professor pode colocar a moral que vc achar que se encaixa melhor para a sua turma)
.
template by welyton