

BLOGS QUE VISITO










Quem sou eu

- Rosilene
- Sou uma humilde serva de Deus que gosta muito do ministério infantil, casada, três filhos que são bênçãos de Deus na minha vida. Sou formada em Filosofia, Pós Graduada em Supervisão e Gestão Escolar, sou professora da rede Publica e leciono com crianças e adolescentes. Amo o que faço, meu labor em favor das crianças é constante, pois sei que há um tesouro eterno sendo preparado. Em todos os momentos da minha vida seja qual for à atividade busco a aprovação de Deus, nunca me afasto dos meus sonhos, porque se eles se forem, continuarei vivendo, mas não existindo, amo contribuir para o crescimento do ministério.

Deixe seu recadinho aki
sábado, 1 de janeiro de 2011
BRLNCADEIRAS
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
TRABALHANDO COM FANTOCHES
Encenar com fantoches, além de ser uma atividade divertida e criativa, proporciona prazer, alegria e segurança. Para um melhor manejo dos fantoches é preciso treinar a posição da mão. Sempre se lembrando do ângulo de visão da platéia. É fundamental sincronizar a abertura da boca com o som da voz do boneco. O ideal é treinar em frente ao espelho o manuseio, a posição do braço, os movimentos (entrando, andando, correndo, caindo, agindo, saindo). As expressões de susto, alegria, tristeza, admiração, raiva, vergonha, medo devem ser bem apresentadas para serem entendidas sempre com a voz própria de cada personagem. Na comunicação devem existir mais ações e gestos que simples palavras.

Antes iniciar qualquer trabalho com os fantoches, é indispensável aquecer e alongar os braços, para poder com resistência, manipular os fantoches que ficarão no alto desafiando Lei da Gravidade.
Vamos praticar:
• Manuseio – cada boneco deve ter personalidade e características diferentes dos demais;
• Olhar – O olhar do boneco não pode esquecer do público. Ele pode se mexer, virar, olhar para todos os lados, mas não pode esquecer de voltar o olhar para o público;
• Posição – O boneco deve se apresentar em direção ao palco. O braço do manipulador deve se estar em posição agradável. Os braços (e/ou pernas) do boneco devem ficar para fora do palco;
• Movimentos – entrando, andando, correndo, caindo, ação, saída. O exagero da ação caracteriza a ação dos bonecos; as entradas, as expressões de espanto, tristeza, alegria, nervosismo, raiva, vergonha, medo, todas as expressões possíveis deve ser bem exageradas;
• Voz – cada personagem possui a sua. Deve ser do tipo engraçada ou peculiar. Um aquecimento vocal antes de começar também é muito importante.
Eu não tenho como comprar fantoches... e agora?
Muitas pessoas sem recursos acham que não podem trabalhar com fantoches por serem peças caras. Com um pouco de imaginação e um material de sucata pode-se fazer fantoches e marionetes sensacionais. Quando se ensina e evangeliza crianças é preciso ser criativo. Criar os personagens de qualquer objeto é muito fácil. Podemos usar garrafas de plástico de vários tamanhos para representar famílias, tênis para representar um menino, panelas para representar uma mãe... o importante é usar a cabeça e o bom senso.
Quando a história é boa e o enredo é atrativo, qualquer boneco ou objeto pode ser utilizado para servir de personagem. O importante é chamar a atenção da platéia para a mensagem que será transmitida.
Existem vários tipos de recursos para criação de bonecos de fantoches. Alguns são bem fáceis de serem feitos: garrafa PET com cabos de vassoura, saco de papel, meia, luva, fantoches de vara, de caixa, de pano, de garrafinha de yakult® ou yogurt e muitas outras idéias criativas que você mesmo pode inventar.
Conclusão
Se você sente no coração um chamado para aperfeiçoar seu ministério de evangelização infantil, ore a Deus. Com certeza Ele usará a sua vida no ministério que Ele tem preparado para sua você e suas crianças. Existem muitos pequeninos caminhando em direção ao inferno, sem Deus e sem salvação. O mundo está oferecendo muitas coisas atraentes e destruidoras. Precisamos agir rápido, pois “é melhor construir uma criança do remendar um homem”.
Bibliografia:
Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – São Paulo: APEC e HAGNOS
COSTA, Débora Ferreira da. Evangelização e Discipulado Infantil. Rio de Janeiro: CPAD
COSTA, Maria de Fátima Alves da. Fantoches - Alegria da garotada - Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: CPAD
CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD
FIGUEIREDO, Helena. A Importância do Evangelismo Infanto-Juvenil - Rio de Janeiro: CPAD
OLIVEIRA, Mirly de. Maravilhoso Mundo dos Fantoches – Belo Horizonte: Editora Betânia
AELGORIA DAS FERRAMENTAS








Alegoria das Ferramentas
O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficaram de pé!, pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr. Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!
Ah! mais não é mesmo! disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...
Tsc, tsc, tsc... Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? EU sim sou a melhor!
Ah! não ! Que absurdo! disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. EU sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...
Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o movél brilhando....
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!
Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes!! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo!
Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!
************************************************
(Moral da história)
O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história. As ferramentas representam os membros, ou crianças.
Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados. (você professor pode colocar a moral que vc achar que se encaixa melhor para a sua turma).












Marcadores
- : [ ALERTA ] :: Pulseiras do SEXO (1)
- A FLORISTA (1)
- A CRIAÇÃO (5)
- A OVELHA PERDIDA (1)
- ALGUMAS BORDAS (1)
- ARMADURA DE DEUS (2)
- COM MORAL (1)
- CULTO IFANTIL (1)
- DATAS COMEMORATIVAS (9)
- DESENHOS (1)
- DIA DAS CRIANÇAS (2)
- DIA DA BÍBLIA (5)
- DIA DAS MÃES (3)
- DICA PARA PROFESSOR DA EBD (3)
- DINAMICA (2)
- DINÂMICAS (2)
- DIREITOS FA CRIANÇA (1)
- DOWNLOADS (1)
- EBD (4)
- ENSINE A CRIANÇA ORAR (1)
- FANTOCHES (1)
- FRUTOS DO ESPÍRITO (1)
- HINO EVANGÉLICO (1)
- HISTÓRIA BIBLICA (2)
- HISTÓRIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO (12)
- HISTÓRIA DO VELHO TESTAMENTO (2)
- HISTÓRIA DO VELO TESTAMENTO (1)
- HISTÓRIA COM MORAL (2)
- HISTÓRIA DOVELO TESTAMENTO (1)
- HISTÓRIA MISSIONÁRIA (2)
- HISTORIA PARA CULTO INFANTIL (5)
- HISTÓRIAS (7)
- HISTÓRIAS MISSIONÁRIA (5)
- HSTÓRIA BIBLICA (7)
- JUNIORES (1)
- LIVRO SEM PALAVRA (5)
- meditações (3)
- MOLDURAS (1)
- musica (1)
- NASCIMENTO DE JESUS (1)
- NATAL (1)
- PARÁBOLAS (13)
- PEÇA DE NATAL (2)
- PEÇAS PARA CULTO INFATIL (9)
- PLANO DA SALVAÇÃO (2)
- QUADRO DE PREGAS (1)
- RECURSOS DIDÁTICOS PARA CONTAR HISTÓRIAS BÍBLICAS (1)
- RECURSOS PEDAGÓGICOS (2)
- reflexão (4)
- sites (1)
- TEMAS PARA EBFS (1)
- TEXTOS BIBLICOS (1)
- VELHO TESTAMENTO (2)
- VERSÍCULOS PARA IMPRIMIR (1)
- VISUAIS (6)
Arquivo do blog
- dez. 01 (1)
- set. 24 (1)
- set. 18 (2)
- fev. 20 (3)
- jan. 03 (2)
- jan. 02 (1)
- jan. 01 (5)
- dez. 25 (1)
- dez. 24 (5)
- ago. 22 (1)
- jul. 18 (9)
- jul. 08 (1)
- jun. 20 (1)
- jun. 03 (1)
- mai. 02 (5)
- fev. 12 (1)
- jan. 07 (1)
- jan. 06 (4)
- jan. 05 (3)
- jan. 03 (7)
- jan. 01 (2)
- dez. 27 (2)
- dez. 26 (7)
- dez. 17 (6)
- dez. 11 (2)
- dez. 09 (15)
- dez. 04 (1)
- nov. 30 (2)
- nov. 28 (1)
- nov. 27 (24)
- nov. 26 (3)
- nov. 25 (1)
- nov. 24 (5)
- nov. 20 (4)
- nov. 13 (5)
- out. 30 (3)
- out. 24 (1)
- out. 17 (1)
- out. 16 (1)
- out. 13 (3)
- out. 11 (2)
- out. 02 (3)
- out. 01 (1)
- ago. 09 (11)
- jun. 15 (1)
- mai. 31 (1)
- mai. 16 (1)
- mai. 03 (1)
- abr. 10 (1)
- mar. 29 (2)
- fev. 17 (1)
- fev. 15 (2)
- fev. 13 (2)
- fev. 05 (3)
.Tia Rosilene

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11





Seguidores

