Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos**********Sejam Bem-Vindos

Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de abril de 2009


CONQUISTANDO CRIANÇA PARA CRISTO


Texto base“Ensina a criança no caminhoEm que deve andar, e ainda
Quando for velho não seDesviará dele”. (Prov. 22:6)



INTRODUÇÃO

Dentre as grandes virtudes do Senhor Jesus, a Bíblia nos revela em suas páginas que o mesmo dedicou-se dia e noite ao ensino, conforme Mateus 4:23, por esta razão recebeu o nome de RABI que quer dizer Mestre.



O MINISTÉRIO DO ENSINO E SUA IMPORTÂNCIA





O ato de ensinar é um mandamento divino tanto no antigo testamento deut.4:5, 6:7 como no novo testamento Mateus 28:20 . E tem um exemplo divino na pessoa de Jesus: Mateus 7:29; 4:23 e João 13:13. Um ensino baseado na Bíblia produz bons resultados e frutos espirituais: II tim .2:5, 6, 7. Efésios 6:17 a 20. Todo ensino deve ser concentrado em cristo atos 5:42 ; 1 co 1:17, 18, João 14:20 e baseado essencialmente na palavra de Deus I Timóteo 4:6, 7; II Timóteo 3:16. Então a importância desse ensino é ganhar o aluno para cristo e encorajar o seu o crescimento espiritual. I PEDRO 3:18, João 15:2-17, Mateus 6:33.
O lema do professor deve ser: ensino que tenha finalidade certa, para o aluno saber como viver. GL 2:19.

AS CARACTERISTICAS DO PROFESSOR DA EBD

Quem é o professor? É alguém adotado por Deus para levar o ensino, a orientação e o amor aos alunos. O professor deve ter as seguintes características: ser modelo de uma vida cristã.
Ser um cooperador sincero na vida da igreja.
 Ter uma experiência com cristo e a certeza de salvação para levar o ensino genuíno, com a tarefa de alimentar crianças espiritualmente, utilizando-se dos ensinamentos bíblicos vividos.
 Conhecer os alunos em suas cinco dimensões. São elas: física, mental, social, emocional e espiritual.
 Conversar com cada uma individualmente, para senti-las melhor como também compreendê-las.
 Dedicado e chamado por Deus - Gálatas 1:15-16
 Amoroso e compreensivo com os alunos – João 21:25
 Sensível as necessidades de ganhar as crianças para cristo- Mateus 18:10-14
 Ser responsável e pontual como ainda assíduo – Jeremias 48:10
 Separar o tempo para planejar as aulas – II Timóteo 2:15
 Dar um bom exemplo em suas vida diária – filipenses 4:19
 Viver uma vida cristocêntrica – gálatas:20
 Depender da oração, do espírito santo e da palavra de Deus – efésios 6:17-20
 Estar pronto pra ouvir as sugestões e idéias dos outros – ex. 18:14-25
 Esperar bons resultados na vida de seus alunos – I tessalonicenses 1:5-7; 2: 13

O PROCEDIMENTO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA

• Procure sempre chegar cedo, antes dos alunos para ter tempo de expor o seu material.
• Recebê-las como elas são.
• Aceitá-las e respeitar seu ponto de vista.
• Honrá-las
• Mostrar que são importantes porque são criaturas de Deus - ef. 2 :10
• Levá-las a aceitar a cristo, tornando-se filho e herdeiro de Deus – Rm 16:17

COMO MANTER A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS

 Mantenha a atenção das crianças, através de suspenses da historia.

 Não deixe as crianças desocupadas, procure sempre continuar falando ou contando a historia, enquanto troca a cena do quadro.
 Tenha sempre a bíblia e leia para os alunos no decorrer da historia.
 Faça sempre o apelo.

 Desperte o interesse individualmente com perguntas chamando o aluno pelo nome dele, e nunca apelido.
 Varie o método e apresentar o aluno. Exemplo: flanelográfo, cartazes, quadro de giz, histor.ias bíblicas e corinhos ilustrados.
 Não esgote a atenção das crianças, o tempo da lição deve ser de acordo com a idade das crianças.

AS ESPRESSÕES FACIAIS DO PROFESSOR


O roso do professor deve irradiar a alegria e o amor.
Mostrar-se entusiasmado com aquilo que está ensinando.
Procure olhar diretamente para os alunos, não para um ponto qualquer da sala de aula.


OS GESTOS

Deve ser de acordo com que o professor está ensinando.
Evitar gestos exagerados.

A VOZ DO PROFESSOR

Varia o tom e a velocidade da voz, de acordo com o personagem da história.

A LINGUAGEM

Use uma linguagem para que as crianças possam compreendê-la.
Procure usar expressões que dêem vida a história.

O PROFESSOR DEVE INTERCEDER A DEUS PELA SUA CLASSE


Ore para que você possa ser um instrumento a serviço de Deus.
Ore por aqueles que trabalham com você.
Ore pelas crianças de sua classe, pela salvação de outras crianças, crescimento e serviço cristão individualmente.
Ore pelos pais e lares representados por seus alunos.
Ore pela preparação da lição.
Ore juntamente com seus alunos pela obra missionária, pastores e obreiros em geral.

QUERIDO PROFESSOR RESPONDA SIM OU NÃO AS SEGUINTES PERGUNTAS A FIM DE MEDIAR A SUA PROPRIA EFICIENCIA COMO OBREIRO

1- amo realmente as crianças?
2- Posso ver o mundo através dos olhos das crianças?
3- Consigo as melhores reações das crianças?
4- Sou amigo(a) da criança?
5- Emprego palavra compreensíveis as crianças?
6- Permito que as crianças façam o Maximo por se mesma?
7- Demonstro tanto respeito e consideração por uma criança?
8- Encaro e compreendo cada criança como um indivíduo cuja responsabilidade esta em desenvolvimento?
9- Compreendo as crianças e sei lidar com elas?
10- Sou sensível aos anseios das crianças, aos seus pensamentos e emoções?
11- Dou do meu tempo, amor, e serviço... Dou de mim mesmo?
12- Estudo a Bíblia diariamente e procuro viver com seus ensinamentos?
13- Reconhecer que por trás do comportamento da criança há uma razão de ser e procuro descobri-la?
14- Tenho desejo de aprender mais a respeito dos interesses, do desenvolvimento e da orientação das crianças?
15- Realmente eu tenho chamada para trabalhar com crianças?
16- Sou vocacionado(a) para este tão lindo ministério?
17- Será que estou com ele para ter uma posição na igreja?
18- Será que estou na estrutura de um (a) varão (a) perfeito manejando a palavra?
19- Será que não estou no lugar errado?
20- Estamos fazendo devidamente o trabalho com as crianças?

domingo, 29 de março de 2009

Dicas para EBF.........






ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS

Lucas 18:16 “Deixai vir a mim os pequeninos...”

1. OBJETIVOS:

Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos. Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar. Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho. Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar: 1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças; 2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós. 3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus.

2. VANTAGENS DA EBF

É ensino intensificado
São novos alunos para a Escola Dominical
É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
É oportunidade de serviço para os membros da Igreja

3. DURAÇÃO

Três dias no máximo


4. LOCAL Na Igreja

A Igreja ajuda financeiramente
A Igreja ajuda com o pessoal
A Igreja ajuda com a divulgação
É um meio de ligar a criança à Igreja

5. DIVULGAÇÃO Despertando o interesse de toda a Igreja

Reuniões de oração
Anúncios nos boletins
Cartazes

6. CONVITES

Convidar de casa em casa
Convidar nas escolas públicas
Convites para as crianças
Convites para os pais participarem da programação de abertura e de encerramento




7.EQUIPES

Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
Missionários locais
Estudantes
Irmãs do circulo de oração

8. PROGRAMA DIÁRIO

Entrada das crianças
Hino Oficial
Tema
Leitura da Bíblia
Oração
Cânticos com gestos (visualizados, novos)
Período missionário
História Missionária (em capítulos)
Oração por missionários
Oferta missionária
Visão missionária
Avisos
• • • • Avisos e convite para o dia seguinte. Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.



9. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO

Cânticos
Palavra dos Coordenadores
Cânticos
História bíblica com aplicação (teatral)
Entrega dos prêmios

mais opções para a história da ovelha perdida









template by welyton