EXEMPLOS DE ATIVIDADES DINÂMICAS
Sugestões e exemplos de actividades dinâmicas
FONTE: IGREJA DA GRAÇA
æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.
Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).
æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.
Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
æ Permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
æ Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
æ Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital
Base bíblica: Efésios 6.13.FONTE: IGREJA DA GRAÇA
æ Colocar a criança na situação de um dos personagens.
Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reacções; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (podem ser moedas de chocolate).
æ Explorar o conhecimento prévio das crianças.
Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc...
æ Permitir que participem durante a história.
1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história.
æ Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)
1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram).
2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia.
æ Painel (em grupo)
1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.
2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido.
æ Fazer um objeto ou produto que seja importante para a história
Na parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados.
æ Envolver a comunidade
1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..)
2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital
Cântico: Marcha soldado (Jayanne vol.02) Baixe a música clicando aqui
Introdução: Você sabe o que é um armadura? é um tipo especial de roupa, usada como proteção. Existem vários tipos de armaduras: as armaduram dos cavaleiros medievais, hoje em dia existem roupas especiais como o colete a prova de balas, a roupas dos bombeiros, a dos astronautas e etc. Nos dias do novo testamento os soldados romanos usavam um tipo de armadura e o apostulo Paulo utilizou essa armadura para nos ensinar a respeito de uma armadura especial.
Começo:Hoje iremos falar sobre essa armadura especial e uma luta diferente. Vamos conhecê-los?
A- FORTALECIDOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER
a) Para nos fortaceler no Senhor devemos conhecer a Deus e nos aproximar dEle, pois ele é Todo-Poderoso e nos dá poder;
b) Deus é Onipotente, Onipresente, Oniciente,Eterno, Santo, Amoroso, Misericordioso.
B-NOSSO INIMIGO:
a) O inimigo de Deus o diabo;
b)Ele não é poderoso, mas sabe usar armas para nos esfriar espiritualmente para nos afastar de Deus;
c) Mas apesar disso nada pode nos separar do amor de Deus, somente nós podemos nos distanciar de Deus através do pecado.
d) Esse inimigo não é carne nem sangue (Ef.6.12)
C- A ORDEM DE DEUS:
a) (Ef.6.11)Revesti-vos de toda a armadura de Deus (Ef.6.13) Tomai toda a armadura de Deus.
b) devemos como soldados de Deus conhecer a nossa armadura e treinar para saber usá-la.
D-ARMADURA DE DEUS:
a) não é visivel a olhos humanos:
b)Cinto da verdade: O soldado romano usava o cinto para proteger os esu orgão vitais e unir as demais partes da armadura.Nós devemos aprender as verdades bíblicas(O amor de Deus João 3.16, Deus está sempre presente Hebreus 13.5, A promessa de vitória 1Co 15.57) e devemos falar sempre a verdade (Jesus é a verdade João 14.6 e o diabo é o pai da mentira João 8.44)
c) Couraça da justiça: A couraça do soldado romano eram feitas de placas de metal e protegiam o coração. Nós servos de Deus devemos proteger o nosso coração com a couraça da justiça. A proteção do coração procede da nossa justiça, mas nenhum de nós é justo , mas somos justificados por Jesus e seu sacrifício na cruz.Devmos viver o mais retamente possível, falar a verdade, nos desviar do mal.Pois o Senhor é Fiel e justo para perdoar os nosso pecados.
d) Com a preparação do Evangélio da Paz: Os sapatos servem par proteger os pés, pois somente com os pé em boas condições podemos ficar de pé.Jesus é a nossa paz e temos paz para anunciaro evangelho da paz para outras pessoas. Mostramos que estamos anadando com os sapatos da paz quando compartilhamos o evangelho da paz com os outros.
e) Escudo da Fé: Eram feitos de madeira, com ganchos para prendr nos escudos dos outros solodados, ,eram cobertos com tecido ou couro grosso e mergulhados em água para apagar as flechas inflamadas dos inimigos. As flechas do diabo contra nós hoje são a mentira, pensamentos odiosos sobre as pessoas, desejo de pecar, dúvidas.Devemos usar o escudo da fé agindo com base naquilo que cremos.
f) Capacete da salvação:Serve para proteger a cabeça. satanás quer atingir a nossa mente. devemos ter cuidado com o que pensamos, ouvimos nas músicas, lemos, vemos na Tv. Devemos sempre pensar sobre a salvação e qual é a vontade de Deus para nossa vida em cada instante.Você coloca o capacete da salvação quando confia e vive de acordo como um salvo.
g) Espada do Espírito: Nossa espada não é de metal , nossa espada é a Palavra de Deus que é eterna. Devemos sempre decorar versículos da Bíblia para que venham a memória no momento oportuno.
Clímax: O bom soldado deve estar sempre em contato com o comandante, não age por conta própria, mas sempre faz a vontade do seu Senhor. Com Jesus somos sempre mais que vencedores!
Conclusão: "Graças a Deus que nos dá a vitória por intermádio do nosso senhor Jesaus Cristo" 1Co 15.57.
Referência bibliográfica:
Bíblia de recursos para ministério infantil da APEC.
2 comentários:
Querida amei o seu blog, Deus te abençoe ricamente... visite o meu blog estou começando agora. Beijos
Muito lindo e especial aprendi muito com seu blog. Que Deus continue te usando para sua obra.bjo
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